AUMENTO NOS ÍNDICES DE DESMATAMENTO JÁ ERA ESPERADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

24 Jan 2008 - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou nesta quarta-feira (23 de janeiro) a retomada no crescimento do desmatamento na Amazônia Legal brasileira. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foram desmatados 3.235 quilômetros quadrados, apenas entre os meses de agosto e dezembro de 2007.

Mas, segundo MMA e Inpe, a situação é ainda mais preocupante. A extensão do desmatamento pode chegar a 7 mil quilômetros quadrados, pois o sistema utilizado para o levantamento (Deter) consegue detectar entre 40 e 60% do desmatamento considerando-se a margem de erro estipulada. Seria o equivalente a ter uma área de aproximadamente 5.718 campos de futebol devastada diariamente na região Amazônica.

Para Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil, os números refletem uma situação extremamente grave, mas não surpreendente. Há meses vínhamos advertindo, juntamente com outras ONGs do setor ambiental, que o desmatamento na Amazônia poderia estar fora de controle, apresentando tendência de alta, analisa.

Em dezembro de 2007, o WWF-Brasil publicou em sua página na internet um alerta em relação à retomada dos índices do desmatamento (http://www.wwf.org.br/desmat_dez07), tendo como causa principal a elevação nos preços das commodities agrícolas, especialmente carne bovina e soja.

De acordo com Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, superintendente de Conservação e Programas Temáticos do WWF-Brasil, o governo perdeu uma importante chance durante os últimos cinco anos, em que o desmatamento apresentou queda. O país já deveria ter criado uma política consistente de combate ao desmatamento, com adoção de metas claras e mensuráveis e mecanismos econômicos que incentivem o uso sustentável dos recursos naturais e desestimulem práticas predatórias, avalia.

Adicionalmente, dois importantes instrumentos que fazem parte das políticas do governo federal para o controle do desmatamento - criação de unidades de conservação e ações de fiscalização - vêm sendo seriamente comprometidos. Ao longo de 2007 não foi criada sequer uma UC na Amazônia, e cerca de 2,5 milhões de hectares em unidades de conservação aguardam definição da Casa Civil para serem efetivadas.

Quanto à fiscalização, mesmo quando as ações acontecem a contento, o resultado esperado muitas vezes não é atingido: dados do IBAMA apontam que apenas cerca de 2% do valor das multas para autores de crimes ambientais cadastradas entre 2001 e 2004 foram recolhidos.

 
 

Fonte: WWF-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.