BIODIESEL: ESTALEIRO MAC LAREN QUE APOIO DO MDA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

01/02/2008 - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, recebeu na tarde desta quinta-feira (31), em Brasília, executivos do Estaleiro Mac Laren, sediado em Niterói (RJ). O encontro aconteceu com o objetivo de discutir formas de participação de agricultores familiares na produção de biodiesel a partir do pinhão manso. A comitiva estava acompanhada do vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Conde, e também apresentou ao ministro um projeto para o cultivo dessa planta numa área de 30 mil hectares em Roraima (RR).

A presidente do estaleiro, Gisela Mac Laren, informou ao ministro que a empresa realiza estudos com o pinhão manso há quatro anos numa fazenda localizada em Rio das Flores (RJ), inclusive com investimentos para análise comportamental da planta no solo do estado. De acordo com ela, uma muda já está sendo processada para extração da semente, o que possibilitará o plantio em larga escala. “A intenção é inserir os agricultores familiares do Rio de Janeiro no nosso projeto e aproveitar áreas ociosas da região”, disse.

Guilherme Cassel parabenizou a empresa pela iniciativa e explicou que existe interesse do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em apoiar, por meio da agricultura familiar, a produção de biodiesel com o pinhão manso. Mas o ministro ressaltou que, para incentivar essa participação com crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), é preciso, antes, que essa cultura seja zoneada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Como forma de auxiliar o estudo, a consultora técnica do Programa de Biodiesel no MDA, Edna Carmélio, explicou ser possível que o Ministério aponte culturas já zoneadas, e que geram renda para a agricultura familiar, para o plantio consorciado com o pinhão manso. “Assim, tratamos o cultivo dessa planta de uma forma bastante controlada e bem restrita para não haver riscos ao agricultor familiar”, sugeriu ela.

Cassel definiu que haverá um encontro, no Rio de Janeiro, entre os técnicos do MDA e do Estaleiro Mac Laren para trocar informações sobre a pesquisa e debater as potencialidades do pinhão manso para a agricultura familiar. O objetivo, segundo o ministro, é estudar as melhores maneiras de fomentar a participação desses agricultores na cadeia do biodiesel.

Para o vice-governador do Rio de Janeiro, o próximo passo agora é buscar o zoneamento da cultura para que a agricultura familiar reforce o cultivo do pinhão manso no Brasil. “Os produtores rurais têm pedido muito que a gente consiga o apoio do Pronaf. O ministro nos anima só de ter se mostrado entusiasmado com o projeto”, disse.

 
 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.