MINISTRO ANUNCIA RECADASTRAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS EM FEVEREIRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

25/01/2008 - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, informou nesta sexta-feira (25), após reunião de trabalho com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que será publicada até 15 de fevereiro Instrução Normativa (IN) por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) estabelecendo regras para o recadastramento dos imóveis rurais com mais de quatro módulos fiscais (aproximadamente 400 hectares). A IN englobará 36 municípios da Amazônia Legal. Os ministros reuniram-se no gabinete de Cassel, em Brasília. O presidente do Incra, Rolf Hackbart, também participou da reunião.

O objetivo da medida é intensificar a fiscalização desses imóveis rurais localizados nos 36 municípios onde houve aumento do desmatamento, conforme estudos realizados pelo Ministério do Meio Ambiente. Juntos, esses municípios possuem aproximadamente 100 milhões de hectares e 80 mil áreas de posses e propriedades.

Cassel explicou que o prazo para o recadastramento dos imóveis no Incra, com a apresentação de documentos, será de 30 dias após a publicação da IN e correrá por conta do proprietário.

“Se não houver o recadastramento nesse prazo, o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) será suspenso até que haja a entrega da documentação exigida”, afirmou o ministro. Entre os impedimentos causados pela suspensão do CCIR está a impossibilidade de acessar financiamento público.

Para o ministro, a medida não causará impactos na concessão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Sabemos que o crescimento do desmatamento não está sendo provocado por agricultores familiares ou assentados”, disse. De acordo com Cassel, não há prazo para encerrar o trabalho de recadastramento das propriedades com mais de quatro módulos fiscais.

Pequenas propriedades

Para os proprietários de imóveis rurais com menos de quatro módulos fiscais, Cassel informou que o Incra fará o recadastramento utilizando o orçamento do órgão e sem ônus para agricultor familiar ou assentado. Segundo o ministro, o recadastramento de todos os imóveis rurais desses 36 municípios é de extrema importância para auxiliar na fiscalização do desmatamento. “Com o georreferenciamento e a delimitação da propriedade, será possível acompanhar por satélite a preservação da Amazônia”.

A reunião de hoje é uma das ações do Governo Federal decorrentes do Decreto assinado em dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que busca assegurar o controle do desmatamento na Amazônia Legal. O decreto estabelece, no Bioma Amazônia, ações relativas à proteção de áreas ameaçadas de degradação e à racionalização do uso do solo para prevenir e combater a devastação.

Na avaliação da ministra Marina Silva, não há descuido ou falha do governo em relação à política de controle do desmatamento na Amazônia. “É entendimento do governo que é necessário aumentar a fiscalização, inibir cadastros rurais e inviabilizar o acesso ao crédito daqueles que não estiverem respeitando a floresta”, ressaltou ela. “O governo precisa ampliar a cobertura e o monitoramento destes locais desmatados e a sociedade deve colaborar com o trabalho”.

 
 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.