OPERAÇÃO ARCO DE FOGO VAI COMBATER DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2008

31 de Janeiro de 2008 - Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional da Amazônia - Brasília - O governo federal vai lançar em fevereiro a Operação Arco de Fogo para patrulhar a Amazônia e deter o desmatamento na região. Os trabalhos terão a participação da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo o delegado-chefe de Crimes Ambientais da Polícia Federal, Álvaro Palharini, a idéia é instalar dez postos móveis de fiscalização nos nove estados da região. "Nesses postos, a Polícia Federal vai fazer um trabalho de polícia judiciária, o Ibama vai fiscalizar e a Senasp vai fornecer segurança. E não vai ser simplesmente barreira. Nós vamos fazer trabalhos de inteligência em toda essa região, que é praticamente desprovida de atuação estatal".

O delegado afirmou ainda que, além de frear o desmatamento da floresta, essas ações podem contribuir para inibir outros problemas na região, como a grilagem de terras e a pistolagem. "Vai fazer com que outros delitos deixem de acontecer, como pistolagem, tráfico de drogas, grilagem, matador de aluguel. Com a polícia no local, investigando e atuando, seguramente haverá um declínio desses crimes".

Vão participar da Operação Arco de Fogo cerca de 800 agentes dos órgãos envolvidos. A previsão é de que as ações sejam permanentes e não só por um determinado período. A medida pretende combater o aumento do desmatamento da Amazônia, divulgado no último dia 24 pelo Ministério do Meio Ambiente.

Produtores rurais plantam dendê em áreas desmatadas no oeste do Amazonas

26 de Janeiro de 2008 - João Porto - Da Rádio Nacional da Amazônia - Brasília - Áreas desmatadas da BR-307, que liga os municípios de Benjamin Constant a Atalaia do Norte, no oeste do Amazonas, serão aproveitadas por pequenos agricultores para a plantação de dendê. Com a planta, eles produzirão biodiesel.

Organizado pela Diocese do Alto Solimões e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) da Amazônia Ocidental, o projeto prevê a plantação de 500 hectares de dendê ao longo da rodovia. A idéia é beneficiar 100 famílias de pequenos produtores rurais dos municípios de Benjamim Constant e Atalaia do Norte.

A previsão do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Amazonas (Idam), parceiro no projeto, é que em cinco anos, cada família receba R$ 1,5 mil de lucro mensal com a plantação de dendê.

Para Edson Barcelos, diretor do Idam, a cultura pode suprir a demanda de combustível da região. “A expectativa desse projeto é que se produzam 2,2 mil toneladas de óleo por ano, daqui a cinco anos. Isso daria para substituir do consumo atual 20% do diesel que se gasta em Atalaia e Benjamim”, explica o diretor.

Já o bispo Alcemar Caldas disse acreditar que o dendê produzido na região da BR-307 poderá ser exportado. “Como vivemos próximo à fronteira com a Colômbia, pode ser que, no final do processo, seja mais interessante exportar para a Colômbia, já que o dendê é muito utilizado por nossos vizinhos”, argumenta.

Até o momento foram gastos no projeto R$ 3 milhões. Os recursos são da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência e Tecnologia. O projeto prevê a plantação de 80 mil mudas da planta, além da instalação de usina beneficiadora de grãos. De acordo com as expectativas, a produção do óleo do dendê começará em 2013.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.