GAIOLAS SERÃO DESTRUÍDAS NO CETAS/IBAMA PARA SIMBOLIZAR O COMBATE AO TRÁFICO DE ANIMAIS NO MA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

São Luis (12/02/2008) - O Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) da Superintendência do Ibama no Maranhão realizará nesta quinta-feira (14) um momento simbólico na sua sede no bairro da Maiobinha, em São Luís. Cerca de 100 gaiolas serão destruídas por tratores representando o combate contra o tráfico da fauna e um modo de conscientizar a população da importância da liberdade dos animais silvestres no meio ambiente. É comum a manutenção desses animais, principalmente aves, em cativeiros em todo o país.

O tráfico de animais silvestres é um dos principais crimes praticados contra o meio ambiente. É proibido por lei a compra, venda, criação em cativeiro, transporte ou qualquer outro negócio envolvendo esses espécimes da fauna brasileira sem autorização do Ibama, resultando em multa e processo administrativo, civil e penal.

A maioria da comercialização ilegal de espécies da fauna silvestre brasileira provém das Regiões Norte, Nordeste (com grande ocorrência no estado do Maranhão) e Centro-Oeste, tendo como principais destinatários os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

O tráfico de animais no Brasil possui características e destinos peculiares de acordo com os objetivos do acesso e uso ilegal dessas espécies. Algumas são destinadas ao mercado ilegal de estimação, outras para colecionadores particulares e zoológicos ou para comercialização internacional em pet shops.

Os animais traficados são anestesiados pelos traficantes para que pareçam dóceis e mansos, ocorre até de furarem os olhos das aves para elas não enxergarem a luz do sol e não cantarem, evitando chamar a atenção da fiscalização. Muitos bichos morrem durante o transporte por serem escondidos em espaços diminutos, como meias, caixas de sapato, fundos falsos de bagageiros, etc. A criação em cativeiro diminui a capacidade de eles buscarem seus alimentos, de se defenderem de predadores, ou até mesmo de se protegerem de situações adversas no habitat natural.

O Núcleo de Fauna da Superintendência do Ibama em São Luís apresentou o relatório de suas atividades no ano de 2005 contabilizando o registro de entrada de 651 animais, na sua maioria aves (348, o que representa 55,2% do total), em seguida aparecem os mamíferos (155) e os répteis (148). Em 2006, o CETAS registrou a entrada de 470 animais, na maioria aves (256, o que significa 54,47% do total), depois vieram os mamíferos (137) e os répteis (76).

Esses espécimes são oriundos de apreensões, entrega voluntária e resgates feitos por diversas instituições como a Polícia Rodoviária Federal, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do estado, o Corpo de Bombeiros, a fiscalização do Ibama e o próprio CETAS. A maioria dos animais foi encaminhada para soltura ou para criadouros credenciados, sendo que a maior parte das solturas foi feita dentro do Sítio Aguahi da Merck, em São José de Ribamar, e no próprio Horto Florestal do Ibama.
Para denúncias de comercialização ilegal de animais silvestres, ligue 0800618080 linha verde.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.