PARA PESQUISADOR, DIVULGAÇÃO DE DADOS PRELIMINARES SOBRE DESMATAMENTO FOI NECESSÁRIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

6 de Fevereiro de 2008 - Marco Antônio Soalheiro - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O professor e climatologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Carlos Nobre disse que a divulgação feita pelos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência e Teconologia (MCT) dos dados preliminares sobre desmatamento na Amazônia não foi precipitada, diante de tendência crescente de desmatamento registrada no segundo semestre de 2007, após três anos de queda.

“É correto chamar a atenção da sociedade, da classe política, do setor produtivo e dos órgãos de meio ambiente? Eu acho que sim”, disse Nobre, em entrevista à Agência Brasil.

Para reforçar sua tese, o pesquisador recorreu a uma analogia com os indicadores econômicos: “Os institutos que medem índice de inflação, no primeiro soluço com viés de alta, botam a boca no trombone, e [isso]é manchete em todos os jornais.”

Segundo Nobre, os ministérios cumpriram com uma obrigação constitucional: “Para que o total do desmatamento de agosto de 2007 a julho de 2008 seja menor que o de um ano atrás, vai ter que haver um enorme esforço de redução do desmatamento nos próximos meses. Essa mensagem é muito clara e necessária.”

+ Mais

Embrapa desenvolve projeto para recuperar área de floresta amazônica degradada no Maranhão

8 de Fevereiro de 2008 - Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional da Amazônia - Brasília - Uma área de um milhão de hectares de floresta amazônica desmatada, no oeste do Maranhão, será recuperada por meio de um projeto que alterna agricultura, pecuária e plantio de florestas. A área foi desmatada nas últimas décadas para fornecer carvão para siderúrgicas e utilizada na criação de gado. Agora o solo está empobrecido e não atende à pecuária.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Secretaria de Agricultura do Maranhão, desenvolve um projeto para recuperar a floresta e o solo da região: o sistema agrosilvipastoril.

O gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário da Embrapa, José Mário Frazão, disse que o sistema é a melhor alternativa para gerar alimento e ocupar áreas desmatadas. Segundo ele, a combinação entre lavoura e pecuária já foi realizada com sucesso pela Embrapa no sul do Maranhão. A novidade, no entanto, é a participação da floresta no ciclo, que pode ser utilizada tanto em grandes propriedades quanto na agricultura familiar, disse Frazão.

"O agricultor familiar tem pouca alternativa para geração de renda nessas áreas. No momento em que você oferece uma tecnologia, que você tem uma receita bem maior, e tem a qualidade do pasto, tem outras alternativas, e com certeza ele vai se interessar".

Outra inovação, segundo o técnico da Embrapa, é a possibilidade de criação de ovelhas e cabras, e não somente bovinos.

O ciclo começa com o plantio do milho, que gera alimento e pastagem de qualidade melhor. Depois, se introduz o gado, e mais tarde plantam-se árvores.

Frazão disse que esse método já recuperou três milhões de hectares de florestas degradadas na Região Norte.

O projeto, segundo a Embrapa, será colocado em prática no final de 2008, quando tem início o ano agrícola no oeste do Maranhão.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.