IBAMA REALIZA REINTRODUÇÃO DE ARARAS-CANINDÉ NA NATUREZA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2008

Brasília (01/04/08) - O Ibama realizou no último sábado (29) a soltura de oito araras-canindé. A reintrodução dessas aves no meio ambiente faz parte do projeto Araras Livres, que pretende readaptar na natureza, aves provenientes do tráfico ilegal de animais que estavam depositadas em criadouros conservacionistas.

“O depósito desses animais em criadouros não deve ser algo permanente, mas sim, temporário enquanto a causa que deu origem à apreensão é transitada e julgada pelo Ibama”, afirmou o analista ambiental do Ibama, Anderson do Valle.

O projeto está na fase inicial. As aves estavam depositadas há cinco anos em um criadouro e foram soltas em um hotel fazenda, próximo a Brasília. O proprietário do criadouro afirmou estar feliz com a devolução das aves ao seu habitat natural, “Não agüentava mais ver elas presas. As aves são mais belas escondidas no meio das árvores”, disse Marcelo Imperial.

“Das oito araras, apenas uma não voou. Duas estão desaparecidas e as demais voam e voltam aos poleiros construídos na copa de buritizais. Está sendo feito também o monitoramento diário dos animais para verificar o sucesso de fixação deles na natureza”, comentou Anderson.

As aves ainda estão sendo alimentadas normalmente, o que segundo Anderson é um bom motivo para que elas se mantenham nas proximidades.

A infra-estrutura montada nas copas dos buritizais será reaproveitada nas próximas etapas do projeto, que se estenderá por mais um mês. “Apesar do receio dos técnicos, considerando a dificuldade de soltura de psitacídeos os resultados parciais são animadores”, garantiu o analista.
Luciana Melo

+ Mais

Ibama PA faz soltura de cobras em Inhangapi/PA

Belém (01/04/08) - Na manhã de hoje, fiscais do Ibama soltaram, em uma área verde de Inhangapi, a 63 km de Belém, seis filhotes de cobras. Uma era da espécie jararaca e, as outras, dormideiras (não venenosas). Elas foram encontradas na última segunda-feira, dia 31/03, em um sítio localizado em Bragança, nordeste paraense, e na área verde de um condomínio em Belém, na rodovia Augusto Montenegro, pelos próprios moradores. Depois, foram entregues aos responsáveis pelo Bosque Rodrigues Alves, que as repassou ao Ibama.

Esta não é a primeira vez que cobras são encontradas na cidade. Só neste ano, mais de vinte e uma cobras foram apreendidas ou doadas ao Ibama e soltas pelos fiscais em áreas verdes, longe de residências. De acordo com o chefe da Divisão de Fauna e Pesca do Ibama, Alex Lacerda, umas das principais causas da vinda desses animais para áreas urbanas são as chuvas, o desmatamento e o acúmulo de lixo nos grandes centros. “Com o desmatamento e a conseqüente perda do seu habitat, as cobras procuram alimentos nas áreas inundadas e sujas dos centros urbanos”, informa Alex.

A maior incidência tem sido de sucuris e jibóias, que se alimentam, principalmente, de roedores e pássaros. No caso dos roedores, são muito comuns em áreas urbanas como resultado da falta de saneamento básico. Apesar disso, na ausência deles, as cobras podem vir a comer animais de maior porte como cachorros e gatos. “Onde tem gente, tem lixo e, onde há lixo, certamente há ratos, que atraem cobras”, acrescenta o chefe da Divisão.
Francisco Jorge Filho e Luciana Almeida

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.