IBAMA/RJ FAZ CAMPANHA CONTRA TRÁFICO DE ANIMAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2008

Rio de Janeiro (17/04/2008) - Ao longo do dia de hoje, a cada 20 minutos, o ouvinte da Rádio Paradiso FM ouvirá mensagens da campanha “Não compre mais animal silvestre!”, idealizada pela Superintendência do Ibama do Rio de Janeiro com a agência Quê Comunicação.

A campanha contra o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres visa conscientizar a população para os riscos que esta atividade promove aos ecossistemas e a biodiversidade brasileira.

De acordo com a estratégia desenvolvida pela agência em parceria com a rádio Paradiso FM, a cada inserção o ouvinte escutará o grito de um animal silvestre diferente sendo capturado, seguindo sempre de um texto explicativo. O projeto prevê a veiculação de sete spots de 30?, produzidos pela Nova Onda e com criação de Francisco Lucchini. A veiculação será na rádio Paradiso FM, na faixa horária de 06h às 24h.

Em um dos spots, o locutor informa que “em menos de 20 minutos, um animal silvestre é covardemente retirado das matas do Brasil para ser revendido nas feiras clandestinas do Rio ou exportado com notas fiscais frias. Desta vez, foi o Arara. Não compre animais silvestres. Deixe-os em seu habitat natural. Uma campanha do Ibama e da Radio Paradiso FM”.

A inserção dos spots foi propositalmente programado a cada 20 minutos para coincidir com o tempo estimado que um animal silvestre cai nas mãos de um traficante. E de cada dez animais capturados, segundo informações da fiscalização do Ibama, apenas um sobrevive.
O link para acompanhar a campanha é http://paradisofm.uol.com.br/
Ascom/Ibama

+ Mais

Operações do Ibama reduzem pesca predatória em Vitória da Conquista

Vitória da Conquista (17/04/2008) - O Ibama em Vitória da Conquista realizou duas Operações na Barragem do Rio Gavião (Barragem de Anagé) e uma na Barragem do Rio de Contas, em parceria com o DNOCS, a Associação de Pescadores de Anagé e Rio de Contas, com o objetivo de combater a pesca predatória com uso de redes, tarrafas, arpões e outros apetrechos, no período da Piracema.

Durante a segunda operação realizada na Barragem do Rio Gavião foram apreendidos apenas 70 metros de redes, sendo analisado como positivo para a redução da pesca predatória, isto devido a realização da primeira operação ocorrida em janeiro.

Já na ação em Rio das Contas não foi encontrado qualquer indício de pesca predatória, apenas pescadores utilizando anzol, o que é permitido no período da Piracema.

O coordenador de Fiscalização do Ibama em Vitória da Conquista, Ariosvaldo Antunes da Luz, informou que operações continuaram após a Piracema nas Barragens da região, “a finalidade é combater o uso de redes e tarrafas com malhas fora do tamanho permitido” afirma.
Ibama/Vitória da Conquista/BA

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.