INAUGURADO PRIMEIRO CENTRO DE INSPEÇÃO VEICULAR NA CAPITAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2008

30/04/2008 - Foi inaugurado nesta quarta-feira (30/04), na Zona Oeste da capital, o primeiro Centro de Inspeção Ambiental Veicular, que executará, inicialmente, a verificação das emissões de gases poluentes de veículos movidos a diesel, com uma capacidade de atendimento diário de 860 veículos - a estimativa é de que, nesta primeira fase das inspeções, o atendimento irá abranger em torno de 480 veículos por dia. No total, serão instalados na cidade de São Paulo, pela Prefeitura, 35 postos de verificação. O centro de inspeção inaugurado hoje foi o do Jaguaré, à Av. Engenheiro Billings, 2.050.

“A parceria com o Estado é um instrumento importante para a consolidação do Programa de Inspeção e Manutenção”, ressaltou o prefeito Gilberto Kassab durante a inauguração. Segundo ele, a meta para 2009 é que toda a frota cadastrada na cidade, de veículos leves e a diesel, tenha que obrigatoriamente passar pela inspeção veicular anual.

No Programa, a CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental terá o papel de órgão fiscalizador. Na década de 70, a agência ambiental paulista já detectava, através de medições, níveis de monóxido de carbono (CO) acima do permitido pela legislação ambiental, na região central da cidade, provocados pelas emissões de carros movidos à gasolina e sem nenhum tipo de controle ambiental.

“No atual programa da cidade de São Paulo, a CETESB fará a fiscalização e pretendemos trabalhar numa linha de convênio com outros municípios da Região Metropolitana que estejam aptos a executarem uma vistoria ambiental veicular”, reforçou Xico Graziano, secretário estadual do Meio Ambiente.

Conforme a Organização Mundial da Saúde – OMS, 3 milhões de pessoas morrem anualmente devido aos efeitos nocivos da poluição veicular na saúde. Por sua vez, o patologista da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Saldiva, afirma que o efeito causado é o mesmo que fumar dois cigarros por dia.

“A comunidade da cidade de São Paulo perde aproximadamente um ano de vida em função da poluição emitida pelos veículos. A ação promovida hoje pela Prefeitura é um diagnóstico ambiental vital para a saúde da cidade”, enfatizou Eduardo Jorge, secretário municipal do Verde e Meio Ambiente.

Para realizar a inspeção, o proprietário do veículo diesel poderá agendar através do telefone 11 3545.6868 ou do site www.controlar.com.br, o dia e emitir o boleto de pagamento da tarifa, de R$ 52,73. Após a inspeção, o pagamento poderá ser reembolsado em até 100% se o veículo for aprovado e o proprietário estiver em dia com os seus impostos e com o licenciamento veicular. O proprietário tem 90 dias, a contar da data limite do licenciamento de seu veículo diesel, para realizar a inspeção.
Texto: Cris Couto
Foto: José Jorge

+ Mais

CETESB multa Volkswagen por vazamento em Taubaté

25/04/2008 - A CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental aplicou multa de 5001 UFESPs (R$ 74.414,88), contra a unidade da Volkswagen localizada em Taubaté, por infração considerada gravíssima, em razão do vazamento de tinta epoxi branca, de pintura básica de veículos, ocorrido na madrugada da última quinta-feira (24/04), no interior da empresa.

O acidente ocorreu, quando um veículo com 13.000 Kg do produto, descarregava o material, na área de pintura. A carga foi drenada para a linha de efluentes industriais, que atingiu a estação de tratamento, obstruindo tubulações e provocando transbordamento. Parte do produto atingiu o córrego Pixuá, corpo receptor de despejos tratados da empresa, que atravessa longa extensão de várzea e desemboca no rio Paraiba.

A agência da Cetesb, em Taubaté, só foi acionada por volta das 8 horas da manhã, quando os técnicos se dirigiram à fábrica. Nos trabalhos de campo, realizado durante toda a quinta-feira, incluindo o interior da empresa e as margens do córrego, não foram constatadas impregnações do produto em área externa. Segundo avaliação dos técnicos, parte do produto derramado se diluiu na água e o restante formou uma borra, encontrada em vários trechos do corpo d’água.

Foram colhidas amostras dos resíduos do produto em diversos pontos, para análise, mas o acidente não chegou a prejudicar a utilização do córrego, que serve principalmente para irrigação de culturas de arroz, o que não ocorre nesta época do ano.
Texto: Eli Serenza

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.