DESINFORMAÇÃO PROVOCA RESISTÊNCIA À CONSERVAÇÃO DO LITORAL PAULISTA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2008

14 de Maio de 2008 Ilhabela (SP) — Comunidades pesqueiras e empresários criticam, sem razão, a criação de Áreas de Proteção Ambiental (APAs) no litoral paulista.

Durante consulta pública realizada nesta quarta-feira (13/5) em Ilhabela (SP), ficou claro que pescadores artesanais, empresários do setor náutico e pesca submarina estão mal informados sobre a proposta da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo de criar Áreas de Proteção Ambiental (APAs) no litoral paulista. A criação das unidades de conservação está marcada para o próximo dia 8 de junho e protegerá todo o litoral de São Paulo, com exceção dos trechos dos portos de Santos e de São Sebastião.

Foram realizadas, no total, três consultas públicas: uma em Iguape, outra em São Vicente e a última em Ilhabela esta semana. Todos os encontros contaram com a participação da comunidade e entidades locais, todos preocupados com as medidas anunciadas pela Secretaria do Meio Ambiente.

O Greenpeace acompanhou a consulta pública de Ilhabela e constatou que os pescadores artesanais estão desinformados sobre o impacto que a criação de uma APA terá em suas vidas.

"Área de Proteção Ambiental é a categoria de Unidade de Conservação mais aberta, mais permissiva dentro do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)", afirma Leandra Gonçalves, bióloga e coordenadora da campanha de Baleias do Greenpeace Brasil. que esteve presente à reunião realizada em Ilhabela. "Ressaltamos a importância dos Planos de Manejo e zoneamento contemplarem Unidades de Consevação de Uso Sustentável, e também Unidades de Conservação de Proteção Integral, as quais garantiriam a recuperação da biodiversidade para as futuras gerações", afirma.

Infelizmente, poucos se manifestaram a favor da criação da APA. Roberto Francine, representante do Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (Consema), afirmou que a iniciativa é boa, mas que o processo de criação foi ruim, pois outros órgãos deveriam ter sido consultados previamente.

Fábio Motta, representante do Programa Costa Atlântica da SOS Mata Atlântica, também presente à consulta pública, apoiou a criação da APA mas afirmou que os pescadores estão sendo mal informados por quem tem interesse em deixar o litoral paulista sem proteção.

O Greenpeace defende que a Secretaria do Meio Ambiente invista em programas de informação e conscientização da comunidade pesqueira para que estes não sejam usados como massa de manobra de setores que causam impacto no meio ambiente.

"Se vocês querem continuar a pescar e permitir esse uso para futuras gerações, reservas marinhas devem ser criadas", afirmou Leandra Gonçalves durante a reunião em Ilhabela.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.