UNIÃO EUROPÉIA APROVA CONTROLE BRASILEIRO DE RESÍDUOS E CONTAMINANTES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2008

19/06/2008 - Brasília (19.6.2008) - O escritório de Alimentação e Veterinária da União Européia (FVO) atestou e comprovou, mais uma vez, a equivalência do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) com os requisitos europeus. O parecer foi enviado, nesta semana, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pela missão técnica que esteve no País em março deste ano. O reconhecimento está relacionado às garantias de qualidade e segurança dos produtos de origem animal produzidos no Brasil e consumidos no mercado interno e em todo o mundo.

No relatório final, os técnicos europeus afirmam que “em comparação com anos anteriores, o plano nacional de resíduos cobre todos os grupos relevantes de substâncias requeridas pela Diretiva do Conselho 96/23/EC (legislação base da área de resíduos na Europa) e que progressos significantes têm sido feitos pelas autoridades competentes na implementação do plano”.

“A confirmação do reconhecimento da equivalência do PNCRC com os requisitos europeus é de extrema importância para o País, uma vez que a União Européia é considerada o mercado mais restritivo e serve de balizador internacional para os demais países e blocos importadores de alimentos do Brasil”, ressaltou o chefe de Controle de Resíduos e Contaminantes da Área Animal, do Mapa, Héber Brenner.

Brenner opina, ainda, que além da garantia de segurança alimentar aos países parceiros, a ampliação e a otimização do plano são fundamentais para que os consumidores brasileiros possam ter acesso a alimentos com os mesmos níveis de qualidade e segurança que têm os consumidores mais exigentes do mundo. “Esta é a principal meta do PNCRC no curto prazo juntamente com a ampliação do programa para outras espécies animais, como avestruz, coelhos, caprinos e ovinos”, complementou.

O FVO destacou, ainda, a estratégia brasileira para o desenvolvimento dos laboratórios oficiais. Isso, segundo o documento, “resultou em avanços no processo preparatório para reconhecimento e validação dos métodos analíticos”. Durante a missão, foram visitados cinco laboratórios, dois oficiais e três credenciados pelo ministério, onde foram verificados os métodos das análises realizadas nos produtos.

Missão – Dois técnicos do FVO estiveram no Brasil, entre os dias 4 e 12 de março deste ano, em uma inspeção de rotina. O propósito da visita foi avaliar o controle de resíduos e contaminantes em produtos de origem animal, incluindo a distribuição e o uso de medicamentos veterinários e aditivos alimentares. Além disso, os europeus vieram verificar a continuidade das ações tomadas pelo Mapa no controle oficial desses produtos, desde fevereiro de 2007, data da missão anterior. (Da Redação)

+ Mais

Japão reafirma interesse em parceria na produção do etanol brasileiro

18/06/2008 - Brasília (18.6.2008) - O interesse em firmar parceria para a produção do etanol brasileiro foi o destaque do encontro entre o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) do Japão, Isami Miyata e o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Silas Brasileiro, ocorrido nesta tarde.

“O Japão tem todo o interesse em abrir um diálogo em torno da parceria na produção do etanol. Já estamos estudando a importação do produto da Petrobrás”, disse Isami Miyata. Segundo o presidente da CNA japonesa, o país importa 61% dos produtos que consomem. “É nossa intenção aumentar a importação dos produtos agrícolas do Brasil, investir no intercâmbio de tecnologia e nas parcerias”, completou.

O secretário-executivo do Mapa informou ao presidente da Confederação Nacional da Agricultura nipônica que o Brasil tem a maior empresa do mundo em pesquisa agropecuária tropical, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Estamos investindo para que, no período de 10 anos, dobremos a nossa produção de grãos que hoje é de 143 milhões de toneladas”, afirmou. (Dilma Duarte)

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.