MMA FARÁ DETALHAMENTO CARTOGRÁFICO DO BIOMA AMAZÔNIA E MAIS...

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2008

04/07/2008 - Daniela Mendes - O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o IBGE, realizará um estudo de detalhamento cartográfico do bioma Amazônia para facilitar a delimitação de propriedades que estão na faixa de transição entre esse bioma e o Cerrado.

Nesta segunda-feira (7), o IBGE entrega ao MMA o Projeto de Detalhamento da Delimitação dos Biomas Brasileiros que iniciará o levantamento pelo bioma Amazônia em uma base cartográfica de 1:250.000. Atualmente a escala utilizada pelos governos é de 1:5.000.000, muito menos detalhada.

Com esse instrumento, o ministério pretende dar maior segurança aos órgãos ambientais no momento de definirem as propriedades que estão nessa faixa de transição entre biomas. Ele também auxiliará na aplicação de recentes medidas anunciadas na esfera federal para controle do desmatamento e indução do desenvolvimento sustentável na região.

Um exemplo é a resolução do Conselho Monetário Nacional que condiciona o crédito rural à adimplência ambiental dos mutuários dos imóveis rurais da Amazônia e a lei que autoriza o Incra a regularizar posses até 15 módulos ou 1.500 hectares.

O detalhamento cartográfico também auxiliará na definição da reserva legal das propriedades. As que estiverem no bioma Amazônia têm de preservar 80% da vegetação nativa, já as que estão no Cerrado, dentro da Amazônia Legal, têm de garantir a preservação de 35% da vegetação.

+ Mais

Amazônia Legal terá base cartográfica em escala 1:100.000

03/07/2008 - Daniela Mendes - Em reunião nesta quinta-feira (3), no Ministério do Meio Ambiente (MMA), integrantes do Comitê de Coordenação do Sistema de Bases Compartilhadas de Dados sobre a Amazônia (BCDAM) definiram os últimos detalhes para implementação do Projeto Base Cartográfica da Amazônia Legal que tem por objetivo elaborar uma base cartográfica digital contínua da região na escala de 1:100.000.

O Projeto, que passará a integrar o Sistema Cartográfico Nacional, faz parte do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7) e é implementado pelo Departamento de Zoneamento Territorial do MMA. O custo do levantamento será de R$ 4,5 milhões e deverá ser concluído no primeiro semestre de 2009. O Banco Mundial é o gestor do projeto, que será executado pelo Exército e pelo IBGE.

Segundo Roberto Vizentin, diretor de zoneamento territorial do MMA, a Amazônia já tem estados com bases cartográficas, mas cada um usou metodologias diferentes e elas acabaram não sendo validadas pelas autoridades cartográficas do País: a DSG (Diretoria de Serviços Geográficos) do Exército e o IBGE.

Ele esclareceu, ainda, que em outras regiões essas bases nunca chegaram a ser feitas configurando os chamados vazios cartográficos. "Esse projeto vai avaliar o que já foi feito, retificar, corrigir, atualizar essas bases e fazer a do vazio cartográfico da Amazônia Legal", disse Vizentin.

Essa base de dados trará todas as informações cartográficas básicas para o planejamento da região como a hidrografia, a malha viária, as localidades, compondo um conjunto de informações sobre a estruturação do território, suas características físicas e geográficas. "Essas informações vão servir como base para o planejamento e a gestão não só ambiental, mas do território. É um produto que interessa a todos", acredita Vizentin.

+ Mais

MMA participa de simpósio internacional sobre recifes de coral

04/07/2008 - Grace Perpetuo - O Núcleo da Zona Costeira e Marinha (NZCM) da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente vai participar, entre segunda-feira (7) e quinta-feira (10), da 11ª edição do Simpósio Internacional de Recifes de Coral, a ser realizado em Fort Lauderdale, na Flórida (EUA). O simpósio reunirá cientistas e organizações governamentais e não-governamentais que trabalham com o tema.

A participação do Núcleo se dará por meio da apresentação de um painel científico sobre a Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais; e da distribuição de material de divulgação como a revista Biodiversidade Marinha e Costeira e adesivos da campanha.

Além disso, a coordenadora do Núcleo, Ana Paula Prates, fará uma palestra no estande da Iniciativa Internacional para os Recifes de Coral (ICRI) uma parceria entre governos, organizações internacionais e não-governamentais que tem como objetivo promover a conservação dos ambientes recifais - sobre as atividades brasileiras desenvolvidas para o Ano Internacional dos Recifes - 2008.

Os recifes de coral, que abrigam uma extraordinária variedade de fauna e flora, são considerados o mais diverso hábitat marinho do mundo. Nesses ecossistemas vivem uma em cada quatro espécies marinhas, incluindo 65% dos peixes. O Brasil possui os únicos ecossistemas recifais do Atlântico Sul; aqui, eles se estendem ao longo de aproximadamente 3 mil quilômetros do litoral nordestino, do Maranhão até o sul da Bahia.

Monitoramento Durante o simpósio a coordenadora Ana Paula Prates participará também de uma reunião com todos os coordenadores mundiais de recifes de coral.
Com patrocínio do MMA, o NZCM instituiu em 2004 o Programa Nacional de Monitoramento dos Recifes Brasileiros, executado pelo Instituto Recifes Costeiros e coordenado pelo Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com o monitoramento proposto pelo programa, por meio da implantação do protocolo norte-americano Reef Check, o Brasil pôde, pela primeira vez, divulgar o diagnóstico do estado de conservação de seus recifes em escala global.

Atualmente, as atividades de monitoramento têm sido executadas nos seguintes locais: Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA), Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (PE e AL), Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Coral (RN), Fernando de Noronha (PE), Reserva Biológica do Atol das Rocas (RN), Reserva Extrativista do Corumbau (BA), Área de Proteção Ambiental Ponta da Baleia, Praia do Forte (BA), Ilha de Itaparica (BA), Praia de Porto de Galinhas (PE) e Parque Municipal Marinho do Recife de Fora, Porto Seguro (BA).

ICRI - Entre sexta-feira (11) e domingo (13), também em Fort Lauderdale, será realizada a reunião ordinária da ICRI. O Brasil aderiu à Iniciativa em 2006 e hoje participa das reuniões periódicas nas quais são discutidos e avaliados os avanços das atividades de conservação em todo o mundo como signatário.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.