POLUIÇÃO PREJUDICA O RIO NA DISPUTA PARA SER SEDE DAS OLIMPÍADAS, ALERTA MINISTÉRIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2008

8 de Agosto de 2008 - Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A chance do Brasil sediar as Olimpíadas de 2016 pode ir por água abaixo se o Rio de Janeiro não melhorar os índices de poluição, principalmente quanto ao esgoto que é lançado sem tratamento nas lagoas e no oceano. O alerta foi feito hoje (8) pela secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira. Ela participou de um encontro para debater os impactos que as mudanças climáticas podem trazer à cidade.

Izabella também chamou atenção para a poluição causada pelos automóveis, que podem deixar o ar da cidade esfumaçado, parecido como o de Pequim, onde se realizam os Jogos Olímpicos.

“Um dos capítulos obrigatórios pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) é a questão ambiental. Hoje, isso é uma variável decisiva, que está no centro das decisões de qualquer iniciativa global. O Rio de Janeiro tem uma beleza natural, que é um valor ambiental fantástico, mas também tem um grande desafio, que é resolver a questão do saneamento”, disse a secretária-executiva do MMA.

Para ela, o problema ambiental também está relacionado ao sistema de transportes na cidade, baseado no uso de veículos movidos à derivados de petróleo, com uma frota de automóveis crescente. “A cidade do Rio tem que caminhar na direção dos transportes coletivos, principalmente o metrô”, sentenciou Izabella.

A secretária de Ambiente do Rio, Marilene Ramos, também alertou sobre a gravidade do problema, pois o Brasil compete com outros países para trazer as Olimpíadas e problemas ambientais podem tirar pontos decisivos na disputa.

“Uma das questões que nós vamos enfocar no plano que apresentaremos no caderno de encargos em fevereiro do próximo ano é o enfrentamento das questões ambientais aqui no estado. Estamos trabalhando fortemente na construção de um pacto pelo saneamento e num plano de enfrentamento de mudanças climáticas para definir o que vamos fazer até 2016 para receber esses atletas com um estado ambientalmente melhor”, disse a secretária.

“Se nós não mostrarmos que temos condições de ter a Baía de Guanabara e as lagoas de Jacarepaguá despoluídas e qualidade do ar adequada, dificilmente nós vamos conseguir nos classificar para termos essas Olimpíadas aqui”, assinalou Marilene.

O Brasil já concorreu duas vezes para sediar as Olimpíadas, em 2004 e 2012, e foram justamente os problemas ambientais que ajudaram a tirar pontos do país.

+ Mais

São Paulo e Porto Alegre representarão Brasil em exposição sobre qualidade de vida

8 de Agosto de 2008 - Mylena Fiori - Enviada especial - Pequim (China) - As cidades de São Paulo e Porto Alegre – e mais 53 no mundo – foram eleitas modelo de práticas urbanas pela organização da Expo Xangai que se realiza em 2010. A participação brasileira na feira universal foi formalizada hoje (8), em Pequim, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com o tema Um Melhor Cidade, Uma Vida Melhor a Expo Xangai 2010 mostrará experiências bem sucedidas e discutirá alternativas de melhoria da qualidade de vida. O Brasil adotará o tema Cidade Melhor, Cidade Feliz e contará com um pavilhão de 3 mil metros quadrados. São Paulo foi incluída na categoria Bons Lugares para Viver, com o destaque do seu sistema de limpeza pública. Porto Alegre entrou na categoria Urbanização Sustentável e exibirá exemplos de harmonia social.

O pavilhão brasileiro também apresentará práticas de outros municípios voltadas para qualidade de vida, meio ambiente, desenvolvimento industrial e avanço científico e tecnológico. O governo brasileiro também pretende aproveitar a visibilidade da exposição para divulgar a Copa do Mundo de 2014 e, caso o Rio de Janeiro tenha sido eleito, os Jogos Olímpicos de 2016, e promover setores de competitividade internacional.

Outros 172 países e 33 organizações internacionais já confirmaram presença na Expo Xangai 2010. A feira universal tem duração prevista de seis meses – de 1 de maio a 31 de outubro de 2010 - e deve receber 70 milhões de visitantes.

Acompanhe a cobertura olímpica multimídia da equipe da Empresa Brasil de Comunicação no site China 2008.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.