CONSELHO MONETÁRIO FACILITA CRÉDITO RURAL NO BIOMA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2008

28 de Agosto de 2008 - Lourenço Canuto - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou hoje (28) a exigência de comprovação de regularidade ambiental para concessão de crédito rural no Bioma Amazônia. Ficaram dispensados dessa exigência os beneficiários do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) enquadrados como índios, quilombolas, pescadores artesanais e habitantes e usuários em situação regular de unidades de conservação ou uso sustentável.

Semelhante critério já é adotado com relação aos agricultores familiares de baixa renda, componentes do Grupo B do Pronaf.

O CMN facultou aos beneficiários enquadrados no Pronaf ou detentores de até qiatro módulos rurais no Bioma Amazônia, a apresentação de declaração de recomposição ou renegeração de área de preservação permanente e reserva legal, para a contratação de crédito rural.

Os bancos vão poder contratar empréstimos também para agricultores que estejam com processo de regularização em análise pelos órgãos de fiscalização ambiental, mediante declaração do Incra sobre isso.

+ Mais

Inpe confirma redução de 60% no desmatamento da Amazônia Legal em julho

29 de Agosto de 2008 - Roberta Lopes - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou hoje (29) avaliação da área desmatada na Amazônia Legal – que inclui os estados do Acre, Amapá, Pará, Amazonas, de Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Maranhão – o que representa 5.217.423 quilômetros quadrados.

De acordo com os dados do Inpe, foram desmatados 323 quilômetros quadrados da área da Amazônia Legal, o que representa uma redução de cerca de 60% em relação ao mês de junho, quando 827 quilômetros quadrados foram devastados.

O estado onde houve o maior índice de desmatamento foi o Pará com 235,6 quilômetros quadrados, seguido do Amazonas com 23,9 quilômetros quadrados. Amapá e Roraima não puderam ser monitorados adequadamente por terem alto índice de nuvens, o que dificultou a avaliação do satélite.

À tarde, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que já havia antecipado os números, no último dia 15, comenta os resultados durante coletiva de imprensa.

+ Mais

Bancada do agronegócio contesta leis mais rígidas para crimes ambientais

26 de Agosto de 2008 - Da Agência Brasil - Brasília - Integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária devem apresentar hoje (26) ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) sugestões para mudanças no Decreto 6.514/08, que regulamentou a Lei de Crimes Ambientais. O principal problema identificado pelos parlamentares é o prazo de 180 dias para o registro das áreas de reserva legal que devem ter a vegetação recomposta. A entrega das sugestões está prevista para as 19h no MMA.

Além das sugestões dos parlamentares, o Ministério do Meio Ambiente vai receber propostas de representantes do setor produtivo e do Fórum de Secretários de Agricultura. Antes, às 17h30, deputados, senadores e representantes das entidades do setor rural vão acertar os detalhes da proposta que será apresentada ao ministro Carlos Minc. O encontro será na Sala dos Senadores, em frente à Ala Afonso Arinos.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.