MINISTRO ABRE 29ª TEMPORADA REPRODUTIVA DE TARTARUGAS MARINHAS EM SALVADOR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

04/09/2008 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acompanhado do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, abre nesta sexta-feira (5), a partir das 9h, na sede do Tamar, na Praia do Forte, em Salvador-BA, a 29ª temporada reprodutiva de tartarugas marinhas, coordenada pelo centro especializado do ICMBio.

Na ocasião, o ministro irá conhecer as sedes do Tamar e do Baleia Jubarte, projetos do ICMBio - autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente - que contam com recursos do Instituto Chico Mendes e patrocínio da Petrobras. Minc fará, ainda, a soltura de filhotes de tartarugas marinhas, marcando a abertura oficial da temporada 2008/2009, e saída de barco para conferir como se dá o turismo de observação de baleias jubarte na costa do litoral norte baiano.

A estimativa é que sejam protegidas mais de 12 mil desovas e liberados ao mar cerca de um milhão de filhotes das cinco espécies que ocorrem na costa brasileira nesta temporada que se inicia (2008/2009). Entre as espécies protegidas estão as tartarugas cabeçuda (Caretta caretta), de pente (Eretmochelys imbricata), oliva (Lepidochelys olivacea), de couro (Dermochelys coriacea) e verde (Chelonia mydas).

Na 29ª temporada reprodutiva estima-se superar o recorde de desovas no continente na última temporada, com quase 12 mil ninhos protegidos. Para isso o Tamar atuará em 14 bases de proteção das áreas de desova, monitorando mais de 900 km de praias, espalhados pelos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte.

A temporada vai contar ainda com o funcionamento pleno do Sitamar - Sistema de Informação sobre Tartarugas Marinhas, que agilizará a obtenção de informações sobre o andamento e resultados das atividades de proteção das tartarugas marinhas. O sistema permite, ainda, por meio da interface webgis, a confecção e disponibilização de mapas temáticos para usuários internos, externos e parceiros.

Segundo o coordenador nacional do Tamar e oceanógrafo Guy Marcovaldi, o monitoramento envolve o trabalho direto de técnicos, pescadores, estagiários e agentes locais nas atividades de proteção às fêmeas de tartarugas marinhas e suas desovas. Segundo estudos e pesquisas realizados pelo Tamar nos últimos 15 anos, as populações de quatro espécies (cabeçuda, oliva, verde e de pente) das cinco que ocorrem no Brasil começam a se recuperar e as populações de tartarugas verde vêm se mantendo estáveis.

Mesmo com os resultados positivos, as tartarugas marinhas continuam na lista dos animais em risco de extinção. As populações sofrem ameaças, principalmente advindas da captura incidental pela pesca artesanal ou industrial, e do desenvolvimento urbano desordenado, ao longo do litoral brasileiro. "Ainda há muito o que fazer, e temos que continuar trabalhando duro", adverte Marcovaldi.
Fonte: ICMBio

+ Mais

Ministro apresenta proposta de resolução para antecipar Proconve

04/09/2008 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, apresentará na quarta-feira (10) ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) uma proposta de resolução que antecipa a próxima fase do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) para veículos pesados. A proposta é que a adoção do S-10, combustível que é cinco vezes menos poluente que o S50, seja antecipada de 2016 para 2012, coincidindo o padrão brasileiro com o europeu. "Ou seja, será um passo para adiante e não para trás", destaca Minc.

A nova resolução não altera, em absoluto, a Resolução Conama 315, de 2002, que estipula padrões de diesel com menores teores de enxofre a partir de janeiro de 2009. Dessa forma, em 2009 as empresas só poderão farbicar ônibus e caminhões se cumprirem com as exigências da legislação. "As empresas terão de se acertar com o Ministério Público e com a Justiça. O Ibama não dará nenhuma licença em desacordo com a norma vigente", destaca o ministro.

Além disso, o Ministério do Meio Ambiente também vai lançar o Plano Nacional de Qualidade do Ar, com o apoio dos governos estaduais, dos secretários estaduais de meio ambiente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e com o secretário municipal de meio ambiente de São Paulo. Este Plano, além da redução do enxofre no diesel, irá incorporar outros aspectos relevantes como um programa de vistoria e regulagem de motores, aumento do rigor e diminuição da poluição industrial, captura de gás metano e repressão à queima do lixo.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.