PINGÜINS CHEGAM AO LITORAL SERGIPANO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

Aracaju (15/09/08) – Pingüins que estão migrando para o litoral nordestino, devido a um fenômeno natural da espécie, comum em animais jovens em busca de alimentação, seguindo os cardumes de sardinhas nas correntes marinhas desde o dia 21de julho, são objeto de registro de ocorrência no litoral sergipano.

Foram recolhidos 14 animais no estado de Alagoas sendo que a primeira dessas aves, foi encontrada na Área de Proteção Ambiental- APA de Piaçabuçu, nesse mesmo litoral. O estado da Paraíba também atendeu ocorrências com pinguins, sendo recolhidos cinco que se somaram aos recolhidos em Sergipe, totalizando até agora 45 animais vivos.

Os primeiros pingüins resgatados no litoral de Sergipe receberam pronto atendimento pela equipe de biólogos e veterinários do Oceanário do Projeto Tamar em Aracaju e Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), que imediatamente cuidaram de hidratá-los com soro e nutri-los com suplemento vitamínico e alimentação inicial a base de sardinha e cavalinha, já os feridos receberam tratamento medico-veterinário.

Com o aumento do número de animais chegando dia a dia, os técnicos da Superintendência do Ibama em Sergipe, juntamente com as demais Instituições parceiras, resolveram encaminhar as aves para a antiga Estação de Aqüicultura Estuarina Francisco Arturo de Freitas, atualmente Base de Pesquisa do Ibama, localizada no povoado de Areia Branca em Aracaju, por reunir naquele local melhor infra-estrutura para atendimento dessas aves que chegam à costa do litoral nordestino debilitadas, com ferimentos nas nadadeiras, palmas e junções, possivelmente causados por ficarem presos em redes de pesca, ou ao serem libertados destes petrechos sem um cuidado maior.

Para o atendimento às aves, várias instituições estão somando esforços ao Ibama/SE, nas operações de recolhimento, atendimento médico-veterináro e tratamento dos animais, que envolve procedimentos de triagem, identificação, nutrição entre outros. A partir deste esforço, formou-se uma rede multinstitucionail de cooperação entre vários segmentos, como o voluntariado do curso de medicina veterinária da Faculdade Pio X, os alunos do curso de biologia da Universidade Federal de Sergipe e colaboradores, que se reveza em turnos, a Petrobrás fornecendo o transporte e o combustível, os fiscais da Superintendência do Ibama/Se juntamente com o Pelotão Ambiental da Polícia Militar, nas atividades de recolhimento dessas aves e a imprensa local informando e sensibilizando a população.

Os pingüins resgatados em Sergipe e os encaminhados pelos estados da Paraíba e Alagoas permanecem na Base do Ibama até adquirirem peso e se restabelecerem fisicamente, quando serão encaminhados à sede do IMA em Salvador onde irão juntar-se aos cerca de 600 pingüins também resgatados naquela região, aguardando finalização de contatos do IMA com a Força Aérea Brasileira (FAB) para retornarem ao seu habitat natural. O pingüim é um animal capaz de se deslocar a uma velocidade de 10 a 30 km por hora nas correntes marinhas. Equivocadamente a população o conhece como um animal de regiões frias apenas, porém, essa ave é altamente adaptada para a vida em ambientes marinhos e seu organismo se adapta a temperaturas variadas por ter penas especialisadas e uma camada de gordura que faz o isolamento térmico do corpo. Ao encontrar este animal não o coloque em ambientes ou recipientes com gelo, comunique ao Ibama ou autoridade mais próxima. Se esta ave estiver presa em redes, todo o cuidado é necessário para evitar ferimentos. A ave deve ser alimentada com sardinha até a chegada das equipes. Carcaças ou animais mortos também devem ser encaminhados.
Marilene Silvestre
Ascom/Ibama/SE

+ Mais

Superintendência no Amazonas realiza exposição sobre animais resgatados pelo Ibama

Manaus (15/09/2008) - A Superintendência do Ibama no Amazonas realiza a exposição fotográfica “Quanto Vale uma Vida?”. A exposição é fruto de parceria entre Ibama, Sociedade Mundial de Proteção Animal - WSPA-Brasil e Associação Amigos do Peixe-Boi. Ela expressa a realidade de animais resgatados, apreendidos ou entregues ao Ibama e condições de maus tratos por que passam alguns deles. Seu objetivo é sensibilizar as pessoas para essa realidade com vistas a uma mudança de postura da sociedade em relação a essa problemática.

A exposição, realizada desde agosto tem sido bastante visitada por públicos diversos, incluindo infratores ambientais que participaram de oficina de Educação Ambiental, promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental-NEA da Supes/AM. A mostra, de caráter itinerante, já passou pelos municípios de Parintins/AM, Faro/PA, Santarém/PA, Presidente Figueiredo/AM, e esteve também em vários departamentos da Universidade Federal do Amazonas, em Manaus.
Natália Lima
Ibama/AM

+ Mais

Gerência do Ibama em Santarém realiza resgate de filhote de peixe-boi

Santarém (10/09/08) - O Núcleo de Fauna, da Gerência Executiva do Ibama de Santarém/PA, realizou ontem o resgate de um filhote de peixe-boi que havia ficado preso em uma malhadeira. O animal foi mantido em uma canoa pelos pescadores, enquanto o Ibama era avisado sobre o caso. O resgate contou com dois servidores do Ibama e um biólogo do Zoofit que saíram da Gerex em uma lancha.

O filhote foi para o Zoofit e o Centro de Mamíferos Aquáticos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade foi informado e se deslocou ao local. Foi montada uma piscina de dois mil litros para acomodar o animal e foi realizada a primeira avaliação do estado de saúde do animal. O animal mede 93 cm e pesa 13 kg e apresenta aparentemente um estado geral bom, sem ferimentos externos. Ele recebe tratamento diário de analistas ambientais.

Quando ocorrer a evolução do quadro clínico, o peixe-boi será levado para o Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros do Litoral Norte- Cepnor, em Belém, onde atualmente existe uma área de reabilitação para animais desta espécie ameaçada.
Ibama/Santarém

+ Mais

Universidade Federal de Lavras (MG) concede ao Ibama certificado e medalha comemorativa

Brasília (09/09/2008) - O Reitor da Universidade Federal de Lavras – UFLA, em Minas Gerais, concedeu ao Ibama o certificado e a medalha comemorativa do Centenário de fundação da universidade. O prêmio foi entregue ao presidente do Ibama, Roberto Messias Franco e foi concedido ao instituto devido ao reconhecimento e contribuição para o desenvolvimento institucional da universidade fortalecida com a pareceria entre Ibama e UFLA.

A parceria entre as duas instituições, possibilitou a universidade consolidar-se como referência de qualidade de ensino, pesquisa e extensão universitária.
José Vitor Barbosa
Ibama/Sede

+ Mais

Escritório Regional do Ibama de Cachoeiro de Itapemirim apreende 600 quilos de lagosta, no Espírito Santo

Vitória (09/09/2008) - Fiscais do Escritório Regional do Ibama de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, apreenderam 600 quilos de lagosta proveniente de comércio e armazenamento irregular de crustáceo, no final da tarde ontem. A multa aplicada passou de R$ 30 mil.

De acordo com os fiscais, a maioria das lagostas tinha um tamanho mínimo, além de estar descaracterizada em função da separação de membros, isso ocorre para se conseguir melhores preços no mercado, alem de ter sido capturada por meio de pesca predatória.

Os fiscais mencionaram o artigo 35, do item I a Vi, do Decreto 6.514/08, todos infligidos pelo infrator. O produto apreendido foi doado no mesmo dia para instituições beneficentes e hospitalares dos municípios de Cachoeiro, Muqui e Mimoso do Sul.

A apreensão e multa das lagostas estão dentro de uma operação de fiscalização do Escritório, no período de 02 a 09 deste mês, para atendimento de denúncias da Linha Verde e outras recebidas no próprio Escritório de Cachoeiro, que resultou também em vários autos de infração de degradação ambiental, manutenção de pássaros em cativeiro, que resultou na apreensão de marteletes, blocos de granitos, vários pássaros e aves silvestres, como canários da terra, coleiros e papagaios, que já está sendo providenciado o encaminhamento para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CEREAS, localizado no município de Aracruz. As multas somam o valor de R$ 59 mil.
Luciana Carvalho
Ascom Ibama ES

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.