PESQUISADORES DO ICMBIO DESCOBREM NOVAS ESPÉCIES NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

Brasília (25/09/2008) - Duas espécies novas de peixe, uma de ave e várias espécies endêmicas que só ocorrem no interflúvio entre os rios Tapajós e Xingu foram descobertas em agosto por uma equipe de pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), durante a realização de um levantamento para elaboração do inventário florestal da Floresta Nacional (Flona) de Altamira, no Pará.

Com a missão de realizar o mapeamento dos 789.012 hectares da Flona, verificar seu potencial madeireiro e fornecer informações para elaboração de um plano de manejo florestal que vai integrar o processo de concessão de terras na unidade de conservação, a equipe também descobriu e fechou, em parceria com o Ibama, um garimpo de cassiterita.

Segundo informações da chefe da unidade de conservação, Naiana Menezes, as descobertas são parte de um estudo iniciado em novembro de 2007, cuja primeira fase foi finalizada em agosto deste ano, quando uma equipe de 17 pessoas, constituída de pesquisadores e analistas do ICMBio e sob a coordenação da organização não governamental WWF, fez o levantamento biológico (mastofauna, herptofauna, ictiofauna, avefauna e vegetação) da região sul da Flona de Altamira, considerada área de conflitos em virtude da alta incidência de grilagem de terras e da exploração irregular de madeira e do garimpo.

O estudo, no entanto, ainda não está completo e poderá trazer mais novidades a partir de dezembro. De acordo com a chefe da Flona, a equipe vai realizar outra expedição para uma avaliação ecológica rápida (AER), em parceria com o Museu Goeldi, da fauna e flora da região norte da unidade de conservação, uma área de maior dificuldade, pelo fato de ser uma região inexplorada, inabitada e de floresta densa e aberta, onde se localiza a Serra do Cachimbo.

Para dar continuidade ao estudo e preparar o plano de manejo até meados de 2009, conforme o prazo previsto para iniciar a licitação, o grupo que compõe a Gestão Integrada Equipe Flonas da BR-163, que comanda os estudos e a elaboração de planos de manejo para concessão de lotes em unidades de conservação sustentável na Região Norte, está negociando uma parceria com Exército para iniciar, em outubro, a abertura de clareiras e trilhas no norte da Flona para pouso de helicóptero e prepará-la para receber, em dezembro, a equipe de pesquisadores.

Além dos estudos sobre fauna e flora, o ICMBio, por meio da Flona de Altamira, pretende lançar também os termos de referência para contratação de estudos socioeconômicos da região, uma vez que a unidade de conservação, criada em 1998, abrange pelo menos três cidades: Altamira, Trairão e Itaituba.

Depois de concluir os estudos e finalizar o plano de manejo, a previsão é a de que a partir de meados do ano que vem o Serviço Florestal Brasileiro já esteja com tudo pronto para licitar lotes para exploração sustentável na região.

“Até agora só trabalhamos com a formação do conselho consultivo que, mesmo ainda em fase de criação, vem se reunindo regularmente; e com os estudos para elaboração do plano de manejo. Apesar de a unidade de conservação ter sido criada em 1998, somente entre 2005 e 2006 contamos com a entrada de novos analistas e, por isso, somente no ano passado iniciamos a avaliação ecológica rápida para subsidiar os estudos”, explica Naiana.

+ Mais

Fiscalização do Jaú detém três pessoas e apreende 260 quelônios e 8.1000 ovos

Brasília (22/09/2008) - A equipe de fiscalização do ICMBio no Parque Nacional do Jaú, no Amazonas, deteve, na última quarta (17), três pessoas e apreendeu com elas 260 quelônios (animais com casco) de diferentes espécies e tamanhos, com predominância de tracajás, além de 8.1000 ovos.

A suspeita é a de que os animais seriam comercializados ilegalmente. Essa foi uma das maiores apreensões de quelônios e ovos já realizadas no interior da unidade. A operação contou com o apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar/AM.

Os três infratores detidos são da cidade de Novo Airão. Outros seis conseguiram fugir pela mata. Diversos petrechos usados para coleta ilegal dos animais foram apreendidos, assim como três canoas grandes e respectivos motores.

Após a soltura dos animais e inutilização dos ovos que não mais apresentavam condições de eclodir, o trio foi conduzido à sede da Polícia Federal em Manaus onde foi lavrado o flagrante e realizado demais procedimentos com relação à abertura do inquérito policial. A multa aplicada ultrapassou o valor de R$ 1,5 milhão.

As ações de fiscalização serão intensificadas nas próximas semanas tendo em vista o período de seca dos rios, quando aumenta o número de ocorrências relacionadas à coleta e pesca irregular na região.

 
 

Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.