INAUGURADA EM JAÚ ESTAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUALIDADE DO AR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2008

29/09/2008 - A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, inaugurou em 25.09 a estação automática de monitoramento da qualidade do ar da cidade de Jaú, município localizado na região centro-norte do Estado de São Paulo, com intensa atividade canavieira e fabricação de calçados femininos.

O novo equipamento está instalado na sede do 27º Batalhão da Polícia Militar do Interior, à Rua 24 de Maio, 943, área central da cidade, e está operando em sistema “on line”, medindo as concentrações dos poluentes ozônio, óxidos de nitrogênio e partículas inaláveis, além de direção e velocidade do vento.

A estação de Jaú é a sétima das 10 novas unidades automáticas previstas para entrar em operação até o final de 2008. Com o novo equipamento, a CETESB passa a contar com 37 estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar, sendo 21 localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, 03 em Cubatão e 13 no Interior, onde somente este ano já aconteceram as inaugurações de novos equipamentos nas cidades de Bauru, de Marília, de Presidente Prudente, de São José do Rio Preto, de Araraquara, de Ribeirão Preto e, agora, de Jaú. Até dezembro de 2008, deverão ser entregues outras três estações, nos municípios de Araçatuba, Piracicaba e Jundiaí.

A inauguração em Jaú conmtou com a presença, entre outros, dos diretores da CETESB, Ana Cristina Pasini, da Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, e Marcelo Minelli, da Diretoria de Controle de Poluição Ambiental, o vice-prefeito e o secretário do Meio Ambiente de Jaú, respectivamente Milton Lyra e Jessé Lyra, e o tenente-coronel PM Gilvandro Nunes.

Ana Cristina Pasini destacou a importância da ampliação do monitoramento da qualidade do ar, para subsidiar a gestão ambiental do Estado, como por exemplo no licenciamento do setor produtivo. Marcelo Minelli, por sua vez, ressaltou que com as 10 novas estações, houve um aumento da rede de monitoramento do ar da CETESB em 30%.
Texto: Mário Senaga
Foto: Mário Senaga

+ Mais

Estudo vai elaborar cenário nacional de emissões de gases de efeito estufa em 2030

30/09/2008 - Juntamente com outras instituições do país, a CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiente foi contratada para elaborar o cenário das emissões resultantes do tratamento de resíduos urbanos e industriais que, no final, comporá o cenário nacional de emissões de gases de efeito estufa.

Para elaboração desse cenário, que também terá a participação de representantes de diversas esferas de governo, será utilizada a metodologia do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), uma das referências mais citadas nas discussões sobre mudança climática e aquecimento global.

O Brasil já vem trabalhando na elaboração de um inventário nacional de emissões de gases de efeito estufa, com previsão de conclusão para o ano de 2009. A CETESB participa desse trabalho em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O documento elaborado pela CETESB, somado aos demais, comporá a comunicação nacional.

“Para fazer o inventário, estamos levantando os dados da situação atual de emissões e organizando, por meio de funções matemáticas, as estimativas para a atualidade. Para elaborar o cenário serão empregadas essa mesma metodologia, considerando a situação política e os rumos da economia do país para fazer uma projeção do comportamento das emissões”, explicou João Wagner Silva Alves, da Divisão de Questões Globais da agência ambiental paulista.

Entre os dados para a elaboração do cenário de emissões dos sistemas de tratamento de resíduos incluem-se a população urbana de cada município do país e a sua evolução, a taxa de geração de resíduos sólidos por habitante, a eficiência operacional dos locais de disposição e a composição desses resíduos. Outros dados serão agregados como a produção industrial, geração de efluentes orgânicos, tecnologias de tratamento, informações sobre sistemas de coleta, compostagem, reciclagem e incineração de resíduos domésticos, entre outros disponíveis nas mais recentes publicações oficiais existentes no país.
Texto: Renato Alonso
Revisão: Newton Miura

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.