MMA PARTICIPA, NA ESPANHA, DE CONGRESSO SOBRE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2008

02/10/2008 - A secretária de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Maria Cecília Wey de Brito, representará o ministro Carlos Minc no Congresso Mundial de Conservação da Biodiversidade, organizado de quatro em quatro anos pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Maria Cecília será palestrante na mesa-redonda Negócios e Biodiversidade, que terá também a participação dos ministros de Meio Ambiente da África do Sul, da Espanha e de Portugal.

Com 8 mil participantes de governos, organizações não-governamentais, setor privado, organismos das Nações Unidas, organizações sociais e academia, o Congresso Mundial de Conservação, que inicia dia 6 de outubro, em Barcelona (Espanha), é uma oportunidade de intercâmbio de experiências de gestão de unidades de conservação e de captação de recursos.

Moderada pelo presidente da UICN, Valli Moosa, a mesa-redonda pretende ampliar o diálogo entre governos, empresariado e organizações não-governamentais de forma a criar sinergias efetivas para alcançar metas como as da Biodiversidade de 2010 da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), que buscam uma diminuição significativa na atual taxa de perda de diversidade biológica no mundo.

"É também um espaço para apresentar os avanços alcançados pelo Brasil na consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc) e com o Programa Áreas Protegidas da Amazônia", afirma Maria Cecília.

A participação no congresso segue no dia 7 de outubro com a mesa-redonda Ação local para a Biodiversidade: a solução ignorada? que é parte dos Diálogos da Sustentabilidade, uma série de sete encontros de alto nível para discutir e explorar os grandes desafios e inovações para uma economia sustentável. O foco dos encontros está nas cidades, uma vez que ocupam 2% da superfície da Terra e consomem 75% dos seus recursos naturais.

Para iniciar os debates será lançada a Parceria Global para as Cidades e a Biodiversidade, com o objetivo de fortalecer os aglomerados urbanos no gerenciamento e conservação da biodiversidade por meio de projetos de cooperação técnica e capacitação, comunicação, campanhas, entre outros.

Após a primeira fase de discussões do Congresso Mundial será realizada uma Assembléia de Membros da UICN, com o tema "Um mundo diverso e sustentável", desdobrado em três grandes objetivos: como responder às mudanças climáticas, à globalização e à demanda energética; de que modo um meio ambiente sadio contribui para o desenvolvimento de comunidades e economias saudáveis; e como salvaguardar a diversidade única da vida em todas as suas formas.

UICN - Fundada em 1948, a União Mundial pela Natureza (UICN) reúne estados, organismos públicos e um grande leque de organizações não-governamentais em uma aliança mundial que reúne mais de 800 membros em 125 países.

A UICN tem por missão influir sobre as sociedades do mundo inteiro, encorajá-las e ajudá-las a conservar a integridade e a diversidade da natureza para que fiquem atentas ao uso justo e ecologicamente sustentável dos recursos naturais.
Mais informações: http://www.iucn.org

+ Mais

Minc anuncia concurso público para 400 vagas no Ibama e Instituto Chico Mendes

29/09/2008 - Em palestra de abertura da XII Bio-Semana UFRJ 2008, no campus universitário da Ilha do Fundão, na Cidade do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (29), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, destacou várias iniciativas do ministério e anunciou, para novembro, o lançamento de edital para a realização de concurso público para 400 vagas de analistas ambientais do Ibama e do Instituto Chico Mendes. Desse total, 225 vagas serão para o Ibama, que serão distribuídas para a fiscalização, licenciamento e qualidade ambiental. O restante, 175, será destinado ao ICMBio.

Diante de um auditório lotado, no Centro de Ciências da Saúde, o ministro foi muito aplaudido após enumerar várias ações preservacionistas já em curso, como a aprovação do Fundo Amazônia e o reforço da administração das unidades de conservação federais, a partir da promoção do concurso público.

O ministro voltou a defender um novo modelo de desenvolvimento para o país, em especial para a Amazônia, que privilegie ações de sustentabilidade, com a promoção de atividades econômicas que estimulem os habitantes a manter a floresta em pé, sem novos desmatamentos. Segundo Minc, apenas com atividades repressivas não se combaterá com eficácia o desmatamento na Amazônia.

Dentre as iniciativas para se chegar a esse modelo, Minc citou o processo de licitação para a elaboração de 40 planos de manejo florestal em reservas extrativistas e a aprovação, pelo governo federal, de preços mínimos para diversos produtos extrativistas.

Minc lembrou que o governo da Noruega já anunciou que deverá doar, até 2015, US$ 1 bilhão para o Fundo Amazônia, se houver a queda continuada dos índices de desmatamento na região. Com os recursos destinados ao fundo, pela Noruega e outros países e companhias, serão promovidas, entre outras, ações de recuperação de áreas degradadas e o pagamento de serviços ambientais na região.

Minc anunciou também que conseguiu com o presidente Lula a constituição de um grupo, formado por três mil homens, dentro do Ibama e do Instituto Chico Mendes, para ações de repressão aos crimes ambientais em várias partes do país.

Além disso, anunciou que, horas depois, estaria em Brasília divulgando a lista dos 100 maiores desmatadores da Amazônia e anunciando a formação de uma força federal de combate aos crimes ambientais, com o Ministério Público Federal e a Advocacia-Geral da União, para a agilização do ajuizamento de ações contra os desmatadores da floresta.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.