IAP MULTA ONZE CANDIDATOS QUE POLUÍRAM RUAS DE FOZ DO IGUAÇU COM SANTINHOS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Outubro de 2008

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) multou 11 candidatos a vereador em Foz do Iguaçu em R$ 5 mil cada por desrespeito à legislação ambiental. Desde quinta-feira (1.º), o IAP avisou os partidos que iria autuar candidatos que sujassem as ruas da cidade com santinhos.

“Dos 190 candidatos, onze — ou menos de 10% — foram multados. Ou seja, a grande maioria entendeu o recado. Houve candidato que tinha 200 mil santinhos para soltar no dia da eleição, mas cancelou a distribuição por respeito à lei”, disse o chefe do escritório regional do IAP em Foz, Irineu Ribeiro.

“Mas também teve candidato que teimou e chegou a jogar santinhos dentro dos colégios. Outro político sujou todos os locais de votação da zona Sul. Estes foram autuados”, afirmou. O chefe do IAP agradeceu à população de Foz do Iguaçu pela participação na luta contra a poluição dos santinhos, denunciando o desrespeito à lei.

Foram multados Julio Romano (PSDB), Dario Moraes (PSOL), Professor Natalino (PRB), Luis Cláudio (PT), Flávio Nakad (PMDB), Celso Rios (PDP), Olírio Rives (PP), Laura Samuel (PRB), Faé (PSB), Gentil (PSC) e Cantor (PSDB).

Para o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, candidatos devem servir de exemplo aos cidadãos. “As pessoas que pretendem ocupar cargos públicos têm de dar exemplo em tudo, em comportamento, em respeito ao cidadão e ao meio ambiente”, afirmou.

“Não vamos mais admitir que usem a eleição para poluir a cidade e entupir bueiros. O Estado irá estabelecer uma política efetiva de combate a esta prática e de conscientização dos candidatos para que saibam se comportar eleitoralmente”, acrescentou Burko.
+ Mais

Poluição eleitoral rende advertências a sete políticos em Maringá

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Justiça Eleitoral advertiu sete candidatos — dois a prefeito a cinco a vereador — por poluírem com santinhos as ruas de Maringá neste domingo de eleições. A advertência também convocou os infratores a recolher o material e descartá-lo corretamente — encaminhando à reciclagem, por exemplo.

“Os candidatos atenderam ao chamamento e cumpriram as leis eleitoral e ambiental. Ganhou a cidade de Maringá, que deu exemplo de cidadania e serviu como exemplo inequívoco de que podemos ter eleições limpas e sem impacto ao meio ambiente”, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. “A ação foi um sucesso”, acrescentou.

Foram advertidos os candidatos a vereador Airton Carlos Schiavoni (PRP), Sebastião da Silva (PT), Osafa Pereira da Cruz (PP), Luiz Carlos Pedro de Macedo (PMDB) e José Camilo de Araújo (PP), além de Silvio Barros (PP) e Enio Verri (PT), que disputavam a prefeitura. “Os candidatos a prefeito foram advertidos pois, como apareciam em santinhos distribuídos pelos candidatos a vereador, devem responder de forma solidária pela atitude incorreta”, explicou Rasca.

“Há um mês estamos trabalhando junto a partidos e coligações para alertar sobre os prejuízos ao meio ambiente que a prática de jogar santinhos na rua proporciona, além das sanções decorrentes”, disse o chefe do escritório regional do IAP em Maringá, Paulino Mexia. “O êxito da ação deste domingo está relacionado a esse trabalho, focado na prevenção, e não na autuação.”

Em reunião realizada em setembro com representantes de partidos políticos e coligações, decidiu-se que as sobras de campanha deveriam ser entregues até sexta-feira (10) a seis cooperativas da cidade.

No dia das eleições, a fiscalização teve apoio do 4.o Batalhão da Polícia Militar e da Força Verde. Em cada local de votação da cidade, um policial estava de plantão para coibir a prática de jogar santinhos nas ruas. “No momento da advertência, os próprios responsáveis pela poluição recolhiam o material e o jogavam nas lixeiras”, falou o tenente Fábio José Ribeiro.

O secretário de Meio Ambiente de Maringá, Diniz Afonso, explicou que, nas eleições anteriores, o juiz eleitoral requisitou à prefeitura a contratação de equipes especiais para atuar na varrição das ruas e manutenção da limpeza da cidade.

“Seguindo a determinação, contratamos em caráter emergencial equipes para atender 240 pontos de votação, que coletaram cerca de 150 quilos de materiais de campanha em cada um destes locais”, detalhou. No total, a última eleição gerou um passivo ambiental de 36 toneladas de papel e plástico, principalmente. “Este ano, a cidade ficou limpa. Parabéns ao IAP pela iniciativa”, concluiu.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.