LANÇADA CAMPANHA NACIONAL DE PROTEÇÃO À FAUNA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2008

Brasília (16/10/2008) - A cada ano, cerca de 50 mil animais silvestres apreendidos em todo o país são recebidos pelos Centros de triagem de Animais Silvestres do Ibama - Cetas. Diante desse quadro, o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama, por meio da Coordenação de Fauna da diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas, vêm desenvolvendo o Projeto Cetas Brasil.

O projeto tem por objetivo construir, restaurar e equipar Cetas em todo o país. Hoje são 27 unidades em funcionamento. Entre as atividades do projeto está a educação ambiental, pois ficou claro que ações isoladas de fiscalização se mostram ineficazes para combater o problema do tráfico de animais.

A sociedade precisa adquirir a percepção de que comprar animais silvestres do comércio ilegal é crime. Uma alternativa para se formar essa consciência de posse responsável de animais é uma grande campanha nacional de proteção à fauna, que terá a educação ambiental e uma campanha de comunicação como eixos.

A ação denominada a “A Escola é o Bicho” vai capacitar, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), agentes sociais para funcionar como multiplicadores nos estados. O projeto piloto para padronizar os procedimentos será realizado a partir de 20 de outubro em escolas privadas de Brasília. Também está em negociação um acordo com a Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal para a realização de ações em escolas públicas locais.

Caberá ao Ibama por meio das superintendências formar os agentes multiplicadores nos estados. O Ibama desenvolveu ainda uma revista em quadrinhos que será usada como material didático para o público infanto-juvenil.

As peças publicitárias são cartazes, adesivos, vídeos e quadrinhos que serão distribuídos em escolas, bibliotecas, aeroportos, feiras e outros locais públicos de grande visibilidade. Os cartazes e adesivos e a revista já serão usados no projeto piloto que começa na próxima semana. Os vídeos estão em processo de licitação e serão adotados em 2009 quando as ações serão difundidas para os estados.

METAS - o MMA, o Ibama e o MEC pretendem levar a campanha para a Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente que será realizada em abril de 2009 e firmar parcerias estratégicas com instituições públicas, polícias rodoviárias e ambientais, além de secretarias estaduais de meio ambiente e educação.
Assessoria de Comunicação do Ibama
Daniela Mendes
Ascom/MMA
Foto: Jefferson Rudi/MMA

+ Mais

Ibama fiscaliza criadores de pássaros e apreende 311 aves em Santa Catarina

Florianópolis (16/10/2008) – O Ibama deflagrou a Operação Sispass Legal, a qual visa fiscalizar criadores de pássaros cadastrados no Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes-Sispass. Em Santa Catarina, nos quatro dias de operação, foram vistoriados 42 criadouros nas regiões de Florianópolis, Joinville, Rio do Sul, Itajaí e Chapecó, destes, apenas sete, ou seja, menos de 20%, estavam em situação regular.

Números atualizados até o momento, dão conta de 311 aves apreendidas, entre elas Curiós, Colerinhas, Trinca-ferros, Canários, Bicudos, Cardeais, Sabiás e Pixoxós (ameaçados de extinção). Foram lavrados 27 autos de infração, somando R$ 210.500 em multas. As equipes ainda estão atendendo notificações que foram emitidas e há casos de cidadãos que estavam ausentes no momento da vistoria e que serão vistoriados nos próximos dias.

Ao longo da operação, muitos criadores correram para regularizar seus plantéis no Sispass, por outro lado, outros esconderam aves em banheiros e dormitórios na tentativa de não serem flagrados. A fiscalização detectou casos de comércio ilegal de anilhas entregues pelo Ibama e de falsificação e adulteração desses anéis.

A Operação Sispass Legal visa apenas aos criadores cadastrados junto ao órgão, a fiscalização a criadores ilegais tem sido constante e vai se intensificar nos próximos dias. “A população, ao observar a movimentação do Ibama nas fiscalizações, tem aumentado o número de denúncias. Criadores irregulares, falsificadores de anilhas e torneios ilegais com pássaros não anilhados serão alvo de rigorosa fiscalização.”, diz o chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama/SC, Felipe Bernardino Guimarães.
Badaró Ferrari
Ascom Ibama/SC

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.