AGÊNCIAS AMBIENTAIS UNIFICADAS SÃO INAUGURADAS NAS CIDADES DE ITU E SOROCABA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2008

22/10/2008 - Com a inauguração das Agências Ambientais Unificadas de Itu e Sorocaba, realizada hoje (22/10), 23 municípios da Bacia do Sorocaba e Médio Tietê passam a ser atendidos pelas equipes integradas da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB e do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN. Com a junção das equipes, os procedimentos de licenciamento de atividades e obras que impliquem o corte de vegetação nativa e intervenção em áreas de preservação, sob responsabilidade do DEPRN, e aqueles relacionados às atividades de controle, fiscalização e licenciamento de empreendimentos geradores de poluição, a cargo da CETESB, terão um atendimento unificado, reduzindo em média 30% o tempo de resposta às consultas e solicitações da população.

As agências foram oficialmente entregues pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, e pelo presidente da CETESB, Fernando Rei, cumprindo mais uma etapa da meta estabelecida no início da gestão, de instalar neste governo 56 Agências Ambientais Unificadas no território paulista. Até o momento já foram instaladas 28 agências unificadas. O objetivo da proposta, segundo os dirigentes do sistema ambiental do Estado, é atender a toda a demanda do licenciamento ambiental com a agilidade necessária, promovendo a desburocratização do serviço e mantendo o rigor técnico exigido e esperado pela sociedade.

Xico Graziano aproveitou a visita aos dois municípios para anunciar, para o dia 26 de novembro próximo, no Memorial da América Latina, na Capital, o evento de divulgação das notas do Programa Município Verde. Segundo o secretário, 613 municípios aderiram ao programa e 332 entregaram o plano de ação completo para avaliação.

"As nossas próximas agendas serão relativas à questão do lixo e dos esgotos. Até o final desta gestão, os municípios paulistas terão que resolver o problema dos resíduos domésticos e da falta de coleta e tratamento dos esgotos. Não adiaremos mais a solução desse problema e os municípios terão que resolver definitivamente esta equação", prometeu Graziano.

A Agência Unificada de Itu atuará em 11 municípios localizados em uma região com vocação predominantemente industrial, tendo também atividade extrativa centrada em bens minerais para uso direto na construção civil como areia e argila vermelha. A indústria sulcroalcoleira está presente na região, porém, sem grande representatividade. Há grandes empreendimentos dedicados à metalurgia, como a empresa Gerdau, em Araçariguama, e a Companhia Brasileira de Alumínio, em Alumínio, assim como as cervejarias Schincariol, em Itu, e Petrópolis, em Boituva.

Os oito municípios de abrangência da Agência Unificada de Sorocaba representam a maior população da bacia.

+ Mais

Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar é inaugurada em Piracicaba

23/10/2008 - A estação, que entrou em operação em 23.10, na cidade de Piracicaba, interior do Estado, medirá as concentrações de ozônio, óxidos de nitrogênio e partículas inaláveis e está instalada na Fundação Municipal de Ensino - FUMEP, à Avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560, no bairro Areião. A entrega oficial foi feita pelo diretor de Controle de Poluição, Marcelo Minelli.

A estação de Piracicaba é a oitava das 10 novas unidades de monitoramento do ar previstas no processo de expansão da rede no Interior. Em 2008 já foram entregues as estações de Bauru, de Marília, de Presidente Prudente, de São José do Rio Preto, de Araraquara, de Ribeirão Preto e de Jaú. Até o final do ano, serão inauguradas as duas últimas unidades do projeto inicial de expansão da rede, nos municípios de Araçatuba e de Jundiaí.

A rede automática conta, agora, com 38 estações de monitoramento: 21 na Região Metropolitana de São Paulo, 14 no Interior e três em Cubatão. A ampliação da rede em 30% auxiliará não só na melhoria da informação sobre a qualidade do ar à população, bem como no licenciamento daquelas atividades produtivas que necessitam de avaliações da qualidade do ar, principalmente em áreas já saturadas por poluentes, para obterem as autorizações para poder funcionar.

Marcelo Minelli fez um agradecimento especial ao diretor executivo da FUMEP, Humberto de Campos, pela cessão da área onde foi instalada a nova estação e ao secretário municipal e Meio Ambiente de Piracicaba, Rogério Vidal, que esteve representando o prefeito Barjas Negri, pela disposição do município em assumir o licenciamento ambiental de empreendimentos de impacto local, a ser formalizado em breve.
Texto: Renato Alonso
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.