CONSELHO REVÊ RESOLUÇÃO QUE REDUZ O TEOR DE ENXOFRE NO DIESEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2008

30 de Outubro de 2008 - Lisiane Wandscheer - Repórter da Agência Brasil - Elza Fiúza/Abr - Brasília - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, abre reunião extraordinária do Conama que discute novo prazo para programa de controle da poluição
Brasília - Em reunião extraordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), realizada hoje (30), foi aprovada resolução que prevê novo prazo para o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), destinado a veículos pesados novos (P-7).

Os membros do Conama definiram a antecipação da adoção do diesel S-10 nos ônibus e caminhões em circulação no Brasil, para 2012.

A medida foi tomada em função do atraso das ações para o cumprimento da resolução de 2002, que previa a utilização do diesel S-50, que reduz em 90% a poluição emitida pelos veículos, a partir de janeiro de 2009. O diesel S-10 é ainda menos poluente.

“Não queremos andar para trás. Com a utilização do diesel S-10, o Brasil terá o mesmo teor de enxofre do diesel dos países europeus. As pessoas vão respirar melhor, ter menos doenças de pulmão e as empresas gastarão menos”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

O ministro disse, também, que hoje cedo foi assinado, em São Paulo, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público Federal (MPF), o governo de São Paulo, o Insituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Petrobrás e empresas fabricantes de veículos. O objetivo foi a realização de ações de compensação em função do não cumprimento da resolução que previa a utilização exclusiva do diesel S-50, em janeiro de 2009.

A procuradora do MPF Ana Cristina Bandeira Lins explicou que o TAC prevê o prolongamento da fase para a implantação do uso do S-50 nos veículos pesados, uma norma mais rígida para 2012 e a realização de um inventário sobre a emissão de poluentes. No TAC ficou acertado também que a Petrobrás reduziria a utilização do diesel S-2000 até a sua extinção, em 2014. Este diesel representa 75% do consumo no país.

Ana Cristina disse que outro avanço obtido com o acordo, foi a substituição do diesel S-500 nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza e Recife e a gradativa substituição nas frotas cativas de ônibus urbanos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador, a partir de 2009.

A procuradora destacou, ainda, que será construído um laboratório público para a realização de testes em veículos movidos a óleo diesel, inédito no Brasil e na América Latina. Hoje, os testes são feitos pelos laboratórios das próprias empresas automotivas. “Este acordo foi um grande avanço como nunca havíamos conseguido. Todas as partes se comprometeram com a redução da qualidade do enxofre”, destacou a Ana Cristina.

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Rio Grande do Norte dá a largada na produção de biodiesel a partir de girassol

29 de Outubro de 2008 - Riomar Trindade - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A entrega de uma extratora de óleo vegetal ao assentamento Canudos, em Ceará-Mirim, marcou o início do Programa de Biodiesel da Petrobras no Rio Grande do Norte a partir de girassol. O contrato foi firmado com um termo de cooperação entre a Petrobrás e a Cooperativa dos Produtores de Canudos (Copec), um investimento de R$ 350 mil. É a primeira máquina extratora do estado voltada para grãos de girassol.
O maquinário tem capacidade de gerar 120 litros de óleo de girassol por hora, beneficiando diretamente 500 famílias agrícolas e 100 famílias na utilização de co-produtos do grão.

Um dos produtos gerados é a torta de girassol, usada na criação de caprinos e ovinos, bem como na alimentação de tilápias criadas em tanques.
O principal resultado econômico para a Copec é a agregação de valor à produção dos pequenos agricultores: eles vão comercializar o óleo de girassol, mais valioso que a semente, para a produção de biodiesel.

A extratora, que recebeu isenção de ICMS pelo governo estadual, utiliza uma tecnologia de extração a frio, ambientalmente correta, sem usar caldeiras e, portanto, sem fazer uso de lenha. Isso contribui para melhoria e preservação do meio ambiente. No Rio Grande do Norte funcionam a Usina Experimental de Biodiesel I e a Unidade Experimental de Biodiesel II. Juntas, elas já receberam investimentos de R$ 20 milhões e produzem 20,4 mil toneladas/ano.

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MPF quer que Ibama assuma licenciamento ambiental de usina de etanol em Roraima

24 de Outubro de 2008 - Aécio Amado - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O Ministério Público Federal (MPF) em Roraima quer que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) assuma de imediato todo o processo de licenciamento ambiental da usina de etanol Biocapital, que será instalada no município de Bonfim, na fronteira com a Guiana Inglesa.

O MPF já requereu, em ação civil pública protocolada na Justiça Federal, com pedido de liminar, a paralisação dos procedimentos de licenciamento que vem sendo feito pela Fundação Estadual de Meio Ambiente Ciência e Tecnologia (Femact).

O entendimento do Ministério Público é de que a Femact não tem competência para realizar o licenciamento porque a usina será instalada numa área próxima ao Rio Tacutu. No local seriam plantadas 75 mil hectares de canaviais, com forte impacto ambiental para a região ocupada por áreas indígenas e com conseqüências que vão além dos limites do território nacional.

De acordo com o MPF/RR, a resolução 237 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) define que “quando o impacto ambiental ultrapassa os limites territoriais do país ou é de âmbito regional, a competência é do Ibama”.

Na mesma ação, o Ministério Público pede que seja apurada a responsabilidade de funcionários da Femact e de representantes da Biocapital na emissão de licenciamento ambiental irregular.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

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