PROJETO AMBIENTAL ECOTURISMO É APRESENTADO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2008

Projeto Ambiental Ecoturismo é apresentado na reunião do Conselho Estadual de Turismo

31/10/2008 - Ana Carolina Lobo, responsável pela Gerência de Ecoturismo da Fundação Florestal da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, fez uma apresentação, em 30/10, do “Projeto Estratégico Ecoturismo”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da SMA, durante a reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo.

O Conselho faz parte da estrutura da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo – SELT, e suas reuniões ordinárias são itinerantes, acontecendo não só na capital, mas também em cidades do interior. Hoje, em função da apresentação do Projeto Estratégico Ecoturismo, o encontro mensal foi realizado na sede do Conselho Estadual de Meio Ambiente - CONSEMA, nas dependências da sede da SMA.

Estiveram presentes, entre outros, o secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, seu secretário-adjunto, Flávio José Brízida, o secretário-executivo do Conselho Estadual de Turismo, Armando Arruda, e o coordenador estadual de Turismo, Luiz Flaviano Furtado, além do diretor da Fundação Florestal, vinculada à SMA, José Amaral Wagner Neto.

Anna Carolina explicou que o objetivo do Projeto da SMA é consolidar o ecoturismo e o turismo sustentável como estratégias de conservação e preservação da natureza e de contribuição para o desenvolvimento socioeconômico regional, no Estado de São Paulo. Entre as estratégicas do Projeto, segundo ela, destacam-se a estruturação e fortalecimento da gestão pública para o ecoturismo nas Unidades de Conservação do Sistema Estadual de Florestas - SIEFLOR.

O Sistema abrange as unidades de Proteção Integral, entre Parques Estaduais, Estações Ecológicas e Refúgio de Vida Silvestre, mais as unidades de Desenvolvimento Sustentável. Segundo Ana Carolina, no estado, os parques e estações ecológicas totalizam um território de quase 900 mil hectares, ou cerca de 4% da área total do Estado e 25% de toda sua vegetação natural. Já as Áreas de Proteção Ambiental - APAs somam 2 milhões de hectares. De acordo com ela, no ano passado, as Unidades de Conservação do SIEFLOR receberam aproximadamente 1,5 milhão de visitantes.

Entre as ferramentas usadas no Projeto, ao lado de parcerias, programas de capacitação, manuais operacionais, identidade visual e outras, ela destacou o programa “Trilhas de São Paulo”, lançado em agosto de 2008, e pelo qual o usuário, percorrendo trilhas de 19 unidades de conservação administradas pela SMA, tem a oportunidade de ter um contato com parte significativa da biodiversidade e dos diferentes ambientes e paisagens que caracterizam a Mata Atlântica em solo paulista.

Dentro desse trabalho, informou que até o momento, foram disponiblizadas 33 placas diretório, 40 placas trilhas, 260 postes de marcação de distância, 100 mil passaportes das trilhas, 15 mil folders e 1.000 cadernos de monitoria, além do portal exclusivo www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br. Anna Carolina informou, ainda, que entre os próximos passos previstos no projeto estão as melhorias nas trilhas, a instalação de placas orientativas, a implantação de trilhas de longo percurso, no Vale do Ribeira e Serra do Mar e Circuito de Cavernas.
Texto: Mário Senaga Fotografia: José Jorge Neto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.