BRASIL CUMPRE TAREFA DE REDUZIR GASES DE EFEITO ESTUFA, DIZ COORDENADOR DE COMISSÃO DO CLIMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2008

7 de Novembro de 2008 - Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O Brasil está cumprindo com os compromissos firmados internacionalmente quanto à redução de emissões dos gases de efeito estufa, avaliou hoje (7), em entrevista à Agência Brasil, o coordenador da Comissão Interministerial do Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia, Newton Paciornik.

Embora não exista nenhuma meta estabelecida para os países em desenvolvimento, os projetos do chamado Mecanismo do Desenvolvimento Limpo (MDL), implantados no país, vêm cumprindo o seu objetivo. “O que a gente entende é que tem que fazer e mostrar que a gente está fazendo, independente de ter ou não ter metas, porque isso é um objetivo global”, destacou.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) atualizados hoje, o número de projetos registrados no Conselho Executivo do MDL totaliza 1.197 em todo o mundo, dos quais 146 estão no Brasil. Em setembro deste ano, os projetos registrados no conselho alcançavam 1.112, sendo 142 brasileiros.

Segundo Paciornik, a redução anual projetada de emissões de gases causadores do aquecimento global é de 229,909 milhões de toneladas no mundo. No Brasil, a redução de emissões prevista por ano, para o primeiro período de obtenção de créditos, que pode ser de, no máximo, dez anos para projetos de período fixo ou de sete anos para projetos de período renovável, é de 19,515 milhões de toneladas, segundo a ONU.

Mecanismo de compensação incluído no Protocolo de Quioto a partir de uma proposta brasileira, o MDL prevê que parte da redução das metas dos países desenvolvidos pode ser feita através de atividades e projetos realizados em países emergentes. “A gente considera que essa é a forma correta dos países em desenvolvimento colaborarem com esse esforço global. E nós estamos realmente muito satisfeitos com os resultados desses projetos, inclusive porque eles têm uma contribuição forte para o desenvolvimento sustentável”, comentou Paciornik.

A maior parte dos projetos MDL realizados no Brasil se refere às áreas de energia renovável, com destaque para pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), biomassa de reservas florestais e de cana-de-açúcar; aterros sanitários e fazendas de suínos, de acordo com o coordenador da comissão.

A região Sudeste lidera com o maior número de projetos, com destaque para os estados de São Paulo (21% do total nacional) e Minas Gerais (14%). Em seguida, em termos de participação nacional, aparecem Mato Grosso e Rio Grande do Sul, com 9% cada.

Especialistas de cerca de 30 países se reuniram hoje no Rio de Janeiro para discutir os esforços que vêm sendo feitos em termos de monitoramento e avaliação de capacitação de países em desenvolvimento para reduzir os impactos das mudanças climáticas.

+ Mais

Lula defenderá etanol brasileiro na Itália, apesar de resistência européia

9 de Novembro de 2008 - Luciana Lima - Enviada Especial - Roma - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva continuará defendendo o etanol brasileiro na Itália, a exemplo do que vem fazendo em outras viagens internacionais, apesar da resistência de toda a Europa ao plantio da cana-de-açúcar em larga escala para produção de combustível, em substituição a áreas de plantio de alimentos.

O presidente visita o país até a próxima quinta-feira (13) e, enquanto estiver em Roma, sua comitiva circulará em quatro automóveis da marca Fiat, modelo Linea, com motor flex, que funciona com os dois tipos de combustível, álcool e gasolina.

Os veículos foram cedidos para a visita pelo presidente da Fiat no Brasil e na América Latina, Cledorvino Belini e têm na traseira a inscrição em inglês Ethanol Powered, que quer dizer movido a etanol, acompanhada da bandeira brasileira. O Linea é um carro do segmento sedã , lançado em setembro no Brasil.

O presidente também pretendia usar o carro na visita que faz à Itália, mas as autoridades italianas não o autorizaram porque a blindagem do Linea usado pela comitiva brasileira não segue as normas italianas. Por isso, Lula trafega por Roma num Maserati.

De acordo com fontes do governo brasileiro, Lula vai apresentar o carro de sua comitiva a empresários da indústria italiana, em encontro que terá na quarta-feira (12). A intenção do presidente é mostrá-lo como um exemplo concreto de boa utilização do etanol.

+ Mais

Brasília sedia encontro sobre uso da bicicleta nos centros urbanos

12 de Novembro de 2008 - Da Agência Brasil - Brasília - De hoje (12) a sábado (15), Brasília vai sediar o Bicicultura Brasil – Bicicletas por um Mundo Melhor, conjunto de eventos que tratarão do uso da bicicleta como meio de transporte nos centros urbanos. A abertura será às 14h, no auditório do Ministério das Cidades.

O ministério apóia o evento, por meio da Secretaria de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob). A programação inclui a 1ª Conferência Internacional de Mobilidade por Bicicleta, o 2º Encontro da União de Ciclistas do Brasil (UCB), o 4º Encontro Brasileiro de Cicloativismo, além de cursos de treinamento e eventos culturais.

Nesta quarta-feira, o tema das conferências é Políticas Públicas e a Mobilidade por Bicicleta.

Está prevista a participação do ministro das Cidades, Marcio Fortes; do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda; do secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima; e do presidente da organização não-governamental Rodas da Paz, Maurício Machado Gonçalves.

+ Mais

Bioetanol da cana-de-açúcar é tema de livro

12 de Novembro de 2008 - Da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Em entrevista coletiva hoje (12) às 14h30 no Rio, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) presta informações sobre o lançamento do livro Bioetanol da Cana-de-Açúcar – Energia para o Desenvolvimento Sustentável. Primeiro estudo a tratar do tema no Brasil e no mundo, o livro será lançado na Conferência Internacional sobre os Biocombustíveis, que será realizada em São Paulo entre os dias 16 e 21 de novembro.

O estudo foi encomendado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e conta com o apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e do Escritório Regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Devem participar o superintendente da área industrial do BNDES, Julio Raimundo, o coordenador do livro, professor Luiz Augusto Horta Nogueira, da Universidade Federal de Itajubá, e Marcelo Poppe, da CGEE.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.