CONAMA APROVA NORMAS PARA MANEJO FLORESTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2008

Brasília (27/11/08) - O país já possui normas estabelecendo parâmetros técnicos a serem adotados na elaboração, aprovação e execução de Plano de Manejo Florestal Sustentável com fins madeireiros, para florestas nativas e suas forma de sucessão no bioma amazônico. A proposta teve aprovação unânime da plenária do Conama.

Várias justificativas reforçaram a necessidade dessa Resolução. Entre elas, José Humberto Chaves, Coordenador de Florestas do Ibama, cita o processo de descentralização da gestão florestal, a existência de normas estaduais divergentes e menos restritivas que as normas federais, melhoria e padronização das praticas de fiscalização e facilitar a integração dos controles autorizativos florestais previstos na Resolução Conama 379/06.

A Resolução aprovada vai facilitar o combate a geração de créditos fictícios de madeira, a minimização dos impactos ambientais, a conservação da biodiversidade e os serviços ambientais, a manutenção da floresta em pé e a valorização do manejo florestal, segundo o analista ambiental do Ibama, Hildemberg Cruz.
O professor Joberto Veloso de Freitas, do Serviço Florestal Brasileiro, que colaborou intensamente na elaboração da norma, menciona que os valores de referência para a produtividade da floresta e ciclo de corte estabelecidos são resultados de pesquisa, com base nos conceitos e princípios do manejo de florestas tropicais naturais.

A iniciativa do Ibama ao propor a Resolução, sinaliza que as questões florestais estão sendo finalmente inseridas no contexto do Sistema Nacional de Meio Ambiente e, principalmente, estão sendo fortalecidas ao serem levadas ao espaço do Conama, lembrou Antônio Carlos Hummel, Diretor do Ibama, por ocasião da aprovação em plenário.
Ascom Ibama

+ Mais

Ibama concede Licença de Operação para obras de apoio à Transnordestina

Brasília (24/11/08) – A Empresa Industrial Técnica-EIT recebeu cinco Licenças de Operação relativas a jazidas de empréstimo de material silto arenoso para obras de implantação da Ferrovia Transnordestina, trecho Missão Velha, no Ceará, até Salgueiro, em Pernambuco.

Para que as licenças tenham a validade assegurada por dois anos devem ser cumpridas oito condicionantes estabelecidas no processo, dentre elas, a implementação em 30 dias do Programa de Monitoramento e Controle dos Processos Erosivos com enfoque nas ações de prevenção. E se houver qualquer necessidade de supressão de vegetação nativa deverá ser precedida de licença específica.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Ibama autoriza pesquisa sísmica na Bacia de Pelotas

Brasília (24/11/08) – O Ibama emitiu Licença autorizando Pesquisa Sísmica Marítima 2D na Bacia de Pelotas, conforme coordenadas definidas no processo. A Bacia de Pelotas vai de Santa Catarina ao Rio grande do Sul.

Esta licença autoriza a empresa GX Technology Sísmica Brasil a exercer a atividade até o dia 31 de janeiro de 2010 desde que cumpridas as condições específicas estabelecidas pelo Ibama.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Vale recebe licença de instalação para obras em Carajás

Brasília (24/11/08) – O Ibama emitiu Licença de Instalação autorizando a Vale a realizar as seguintes obras na Serra dos Carajás, no Pará: Instalação de um novo Pátio de tanques, canteiro de obras e de depósito intermediário de resíduos, desmobilização do atual pátio, operação parcial dos dois tanques de 600m³, no novo pátio, além de atividades de controle e mitigação dos impactos ambientais.

A licença é válida por um ano se observadas as condicionantes discriminadas no processo. São 14 condições específicas para a realização das atividades que deverão ter certificado de conformidade das instalações emitidos por organismos autorizados pelo Inmetro ou profissional legalmente habilitado.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Licença Prévia para Linha de Transmissão de Itararé-Jaraguaraíva

Brasília (25/11/08) – A Licença Prévia concedida à Londrina Transmissora de Energia é relativa à Linha de Transmissão de 230Kv entre o município de Itararé, em São Paulo até Jaguariaíva, no Paraná, com extensão aproximada de 43, 80 Km .

Esta licença contempla também as ampliações a serem realizadas nas duas subestações interligadas e é válida por dois anos.
Janete Porto
Ascom/Ibama

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.