PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU COMPLETA 70 ANOS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Janeiro de 2009

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Programa Paraná Biodiversidade colabora para a preservação do Parque Nacional do Iguaçu, localizado na região Oeste do estado. O Parque completou neste sábado (10) 70 anos de fundação com uma festa celebrada por 650 convidados, entre eles o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues.

O Parque, que é mundialmente conhecido pelas Cataratas do Iguaçu, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), órgão público criado em 2007 para gerir as unidades de conservação federais do país. Entretanto, medidas do governo estadual auxiliam na proteção do parque mais visitado do Brasil.

Uma destas medidas é do Programa Paraná Biodiversidade, que investiu nos últimos anos cerca de R$ 400 mil no entorno do Parque. O Investimento do Programa abrangeu ações de educação ambiental, recuperação de mata ciliar e pesquisas de fauna e flora em regiões adjacentes do Parque.

“O Parque Nacional do Iguaçu é o maior patrimônio ambiental do Paraná, sua existência simboliza a riqueza do nosso ecossistema. Portanto, o governo estadual, por meio das suas ações, nada mais faz do que assegurar a preservação do parque”, avaliou Rasca Rodrigues.

No corredor da biodiversidade Iguaçu-Paraná, mais especificamente nos municípios de São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu (região Oeste do estado), até 2008 foram plantados mais de 100 mil mudas de plantas nativas para a recuperação de mata ciliar em rios do entorno do parque.

Contudo, para o gerente do corredor, Donivaldo Pereira, a principal ajuda do programa é na conscientização ambiental de estudantes, agricultores e a criação dos módulos agroecológicos. “O governo investe há quatro anos na região, principalmente em cursos de capacitação de agentes ambientais. Os módulos agroecológicos também colaboram para a riqueza da fauna e da flora no parque”, comentou Rasca. O corredor Iguaçu-Paraná possui atualmente 19 módulos agroecológicos.

Não é apenas o programa que contribui para o desenvolvimento do parque, o IAP também colabora para a preservação do espaço. Segundo Irineu Rodrigues Ribeiro, chefe-regional do IAP, as ações de licenciamento e fiscalização beneficiam o parque. “Todos os licenciamentos são feitos em parceria com o Ibama, o Instituto Chico Mendes e outros setores da sociedade. Essa ação integrada sempre evita que qualquer empreendimento seja prejudicial ao parque”, disse.

Uma parceria entre o IAP e o Polícia Ambiental Força Verde ajuda na fiscalização do parque. São 35 policiais que operam nos 185 mil hectares da unidade de conservação, desde 2003. Isto porque, havia um número reduzido de fiscais que operavam no parque.

Para Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, as parcerias entre a unidade de conservação e o IAP são de extrema importância para a proteção do local. “No parque tentamos unir as instâncias governamentais. Nossa parceria com o IAP já é antiga e traz benefícios diretos, principalmente na fiscalização, afinal de contas existem poucos fiscais federais. A fiscalização do IAP e da Polícia Ambiental é imprescindível para coibir a caça e a pesca ilegal na região”.

FESTA – Para o aniversário de 70 anos do Parque Nacional do Iguaçu foram programados vários eventos. No sábado (10) pela manhã foi realizado o corte do bolo, lançamento do livro “Meu Vizinho, Parque Nacional do Iguaçu” do jornalista Marcos de Sá Côrrea, e o lançamento de um selo dos Correios alusivo ao 70º aniversário do parque que será utilizado nas correspondências de Foz do Iguaçu.

À noite a grande atração foi o show do cantor Guilherme Arantes, com a participação da banda Barbatuques. Além da exibição de um documentário com depoimentos de funcionários do parque e a apresentação do projeto “Memórias das Cataratas”, uma exposição com 4 mil fotografias do parque desde da sua fundação, em 1939, com o apoio da Itaipu Binacional.

Compareceram à festa, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e do IAP, integrantes do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

+ Mais

IAP e Força Verde reforçam fiscalização contra pesca predatória no Litoral

Equipes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde abordaram 15 embarcações nos arredores da Ilha do Mel. O objetivo da ação, realizada na terça-feira (13), foi orientar os pescadores sobre a proibição da pesca de arrasto de camarão no período de reprodução da espécie. Durante a Operação Viva o Verão, o governo estadual intensifica a fiscalização para garantir a proteção dos ecossistemas litorâneos – utilizando barcos, automóveis e um helicóptero.

Na sexta-feira (9) toda a costa litorânea foi sobrevoada à procura de barcos pesqueiros em áreas proibidas. Para isso foi utilizado o helicóptero Falcão 1, do Governo do Estado, de onde foram flagrados, identificados e fotografados barcos desrespeitando a legislação – estavam pescando com redes de arrasto a menos de uma milha da costa. Os barcos foram identificados e logo em seguida teve início uma operação terrestre para localizar os pescadores flagrados pelo helicóptero.

As embarcações foram encontradas nos municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba. “Além de serem autuados administrativamente pelo IAP, os proprietários destes barcos tiveram seus pertences de pesca apreendidos e responderão criminalmente”, informou o tenente do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, Anor Vicente dos Santos Júnior.

O tenente ressalta que trabalhos como este são importantes não só para proteger o meio ambiente, mas para conscientizar a população. “Patrulhamentos como estes acontecem diariamente, mas a contribuição de toda a sociedade, através de denúncias, continua sendo muito importante”, disse. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 643 0304 - Disque Denúncia Força Verde.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.