UMA “ONDA LIMPA” NA QUALIDADE DAS PRAIAS PAULISTAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2009

20/01/2009 - Projeto Ambiental Estratégico visa identificar fontes de poluição das praias paulistas - Férias, verão, sol, calor e praia. Quando chega esta época do ano, milhares de famílias arrumam as malas e seguem para o litoral. Nas praias paulistas surge uma preocupação: a qualidade das águas, balneabilidade, expressada pelas bandeiras vermelhas, imprópria para banho, e verdes, próprias para banho. O último boletim de balneabilidade das praias do Estado de São Paulo, divulgado em 14.01, pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB registrou 58 pontos impróprios para banho, dentre os 155 avaliados pela agência ambiental. O dado chama atenção e foi pensando nisso que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, criou o Projeto Ambiental Estratégico Onda Limpa.

Lançado há um ano com o nome “Praia Verde”, o projeto é um dos 21 projetos ambientais estratégicos do Governo do Estado, surgiu com a meta de reduzir o número de bandeiras vermelhas no litoral paulista. Para isso, uma equipe de técnicos da CETESB e da SMA já está realizando um diagnóstico das praias, para identificar, praia por praia, ponto a ponto, qual a causa da má qualidade nas águas praianas.

“Após 20 anos de parcerias e distribuição de sacolinhas nas praias, percebemos que essa fase de conscientização já foi vencida”, explica o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano. “Queríamos avançar, até porque não adianta limparmos a areia e deixarmos a água suja”, reflete.
Graziano já se reuniu, com os 16 novos prefeitos dos municípios litorâneos do Estado, que se comprometeram a trabalhar junto à SMA na busca pela melhoria da qualidade das praias. O trabalho contará, também, para identificar os problemas ambientais de cada praia, suas fontes de poluição, e propor ações efetivas, com o apoio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano - CDHU.

Selo Verde

Além das parcerias com os municípios e órgãos do Estado, a participação da sociedade é fundamental para o sucesso do Onda Limpa. Para começar, os estabelecimentos de hospedagem, como hotéis, pousadas e colônias de férias, atuarão como parceiros, ao adotarem medidas ambientalmente corretas em seus empreendimentos.

Aqueles que seguirem cinco critérios estabelecidos pela equipe do Projeto – esgoto tratado, lixo mínimo, reuso e economia de água, economia de energia e educação ambiental – receberão o selo Onda Limpa. Um selo verde que indica se o estabelecimento onde o turista está hospedado é “amigo do meio ambiente”. Assim, a sociedade poderá participar ativamente escolhendo os locais que sigam normas ambientais para estadias em sua férias.

O selo, além de indicar que o estabelecimento comercial está contribuindo com a boa qualidade da praia, agregará valor ambiental ao segmento, uma vez que a população está cada vez mais consciente de suas responsabilidades para com o meio ambiente e, com isso, aumenta a procura por produtos e serviços que sigam normas ecologicamente corretas.

A marca Onda Limpa será vista primeiro nos estabelecimentos de hospedagem e seguirá para outros setores, como restaurantes e condomínios residenciais. Em 19.01, Xico Graziano se reuniu com representantes dos hotéis e pousadas do litoral, representados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo – ABIH - SP, que, de imediato, aderiram ao projeto e vão trabalhar em conjunto com a SMA na elaboração de um protocolo ambiental que definirá as normas e critérios para a aquisição do selo Onda Limpa.
Texto: Evelyn Araripe
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.