IBAMA ESPERA NASCIMENTO DE 500 MIL TARTARUGAS EM AVEIRO, NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2009

Belém (30/01/09) - A Gerência do Ibama em Santarém espera o nascimento de aproximadamente 500 mil tartarugas até fevereiro deste ano, no Tabuleiro de Monte Cristo, em Aveiro, centro-oeste paraense. O município possui uma área reservada para a proteção de tartarugas, coordenada pelo Projeto Quelônios da Amazônia.

O Projeto é uma parceria entre o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que preserva as tartarugas por meio de ações coletivas, como o acompanhamento da postura das matrizes, na praia do Tabuleiro; proteção dos ovos até o nascimento, e a condução dos filhotes à bacia do Rio Tapajós, quando estiverem prontos para o repovoamento. Em 2009, a Mineradora Rio do Norte também entrou em parceria com os dois órgãos, financiando alguns custos do projeto.

De acordo com a Gerente Substituta do Ibama em Santarém, Poliana Nunes, nestes meses, é preciso ter um cuidado maior com os filhotes por causa das chuvas. “O nível do rio está subindo muito por causa das chuvas e por isso, há preocupação de abrir as covas artificialmente, para que as tartaruguinhas não morram afogadas”, diz.

No início do ano passado, cerca de 800 mil filhotes foram levados para a bacia do Tapajós, como resultado da desova de milhares de tartarugas em dezembro de 2007. Neste ano, aproximadamente, 14 mil tartarugas se dirigiram à praia para postura.

“Vimos covas que tem mais 150 ovos que ficam enterrados na areia e, depois que os filhotes nascem, ainda permanecem por algum tempo debaixo da areia até secar o umbigo e estarem mais fortes para enfrentar o rio”, afirma Poliana.
Texto: Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA
Fotos: Nicola Tancredi/Proj.Quelônios

+ Mais

Reforçada parceria entre o Serviço Florestal Brasileiro e o Ibama/RO

Porto Velho (30/01/2009) - Em reunião realizada na última quarta-feira (28) no auditório do Ibama com o Serviço Florestal Brasileiro - SFB em Rondônia ficou acertado estabelecer um relacionamento institucional de parceria entre as duas instituições em relação às operações de fiscalização a partir de um planejamento conjunto. Será estabelecida uma agenda comum, assim como estratégias de monitoramento com os parceiros. Segundo o chefe da Unidade Regional Purus Madeira, Jefferson P.Amaro, a proposta do SFB é realizar um trabalho conjunto, de forma participativa e integrada.

A Superintendência de Rondônia solicitou ao SFB a viabilização de um curso de identificação anatômica de madeiras a ser ministrado aos servidores da Supes/ RO, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - SEDAM e policiais do Batalhão de Polícia Ambiental, no total de 120 vagas.

Atualmente o Ibama/RO dispõe de servidores que conhecem os identificadores, porém em número insuficiente diante da necessidade existente. O conhecimento a ser adquirido por meio do curso possibilitará o controle da origem das madeiras apreendidas, rastreando sua origem o que se tornará mais um instrumento para coibir planos de manejo falsos ou 171 como o ministro Carlos Minc denominou em sua vinda a Rondônia.

Participaram da reunião o Superintendente do Ibama, César Luiz Guimarães, o chefe da Unidade Regional Purus Madeira do SFB, Jefferson Penellas Amaro, o gerente de Concessões Florestais do IFB, os chefes da Fiscalização e da Divisão Técnica do Ibama e membros do Grupo de Trabalho da Concessão da Flona Jamari.
Lucia Almeida
Ascom/ Ibama/RO

+ Mais

Ibama doa mais de 4 toneladas de peixes apreendidos em Belém

Belém (30/01/09) - Na manhã de ontem, fiscais do Ibama, com o apoio da Capitania dos Portos, doaram cerca de 4 toneladas de peixes de diversas espécies, entre as quais tainha, gurijuba e pescada amarela, para entidades beneficentes de Belém. Os peixes foram apreendidos, por fiscais do Ibama, na Base Naval de Val-de-Cans, quando a Capitania dos Portos, da Marinha do Brasil, acionou o órgão ambiental para verificar os produtos que estavam no porão de duas embarcações.

De acordo com o coordenador da ação, o fiscal do Ibama João Batista, os peixes foram apreendidos por que os comandantes dos barcos não possuíam licença para pescar ou para ter os peixes em depósito. “Os proprietários dos barcos foram autuados e as embarcações apreendidas pela Capitania por apresentarem condições de segurança impróprias para navegação. Assim que confirmarmos a quantidade de peixes apreendidos, determinaremos o valor da multa a ser aplicada”, explica Batista.
Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.