IBAMA GOIÁS REALIZA PLANTIO DE ESPÉCIES NATIVAS EM ÁREAS DO CETAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2009

Goiânia (04/02/2009) - A Superintendência do Ibama em Goiás, por intermédio de seu corpo técnico, elaborou e começou a implementar um Projeto de Revitalização da Área do CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres, onde são abrigados os animais provenientes de apreensão nas atividades diárias da fiscalização do Órgão, do Batalhão Ambiental e de entregas espontâneas pela sociedade.

A área de 81.682,915m² (8,1683 ha.) onde foram edificadas as primeiras obras deste Centro de quarentena Tipo A, em vista do uso ao longo dos anos e até do abandono em que se encontrava antes da cessão pela Secretaria do Patrimônio da União - SPU (Termo de Cessão, publicado no DOU de 30/03/2006) ao Ibama-GO, motivou a elaboração do referido projeto que compreende: a reforma de alambrado; a implantação de cerca viva; a implantação de um pomar de frutíferas e outras culturas para produção de alimentos para os animais ali abrigados; a construção de um portão e uma entrada pavimentada com blocos de concreto que dê acesso à quarentena; a implantação de estacionamento para veículos; a construção de um Centro de Visitantes com sala de Refeição e de Áudio Visual, e a demolição de edificações localizadas dentro da área de preservação permanente e sua revegetação com o plantio de árvores nativas do Cerrado.

A etapa de recomposição florestal da APP, composta em torno de 2 ha. de área totalmente degradada à margem esquerda do Córrego Pedreiras, área urbana do município de Goiânia-GO, teve início em novembro de 2008.

O Ibama/GO vem contando com importantes parceiros. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMARH e a Agência Municipal de Meio Ambiente - AMMA doaram as mudas de árvores nativas do cerrado. A Prefeitura Municipal de Goiânia, através da COMURG, realizou toda a limpeza da área e a EMBRAPA ajudou na abertura das covas, no combate ao capim invasor e fez a doação dos insumos necessários. Outra importante colaboração veio da Floresta Nacional de Silvânia - FLONA (ICMBio) que cedeu vários dias de trabalho de três (03) servidores.

Nesta etapa foram plantadas cerca de 2.500 mudas de espécies nativas do cerrado, parte do subprojeto I.

E para celebrar esta conquista, no último dia 30/01 foi realizado um dia de plantio coletivo com a participação do Superintendente, Ary Soares dos Santos, e de servidores da Supes-GO, objetivando uma maior integração dos mesmos com o CETAS.

Em seqüência, haverá a manutenção do plantio realizado e a implementação dos outros subprojetos envolvendo infra-estrutura e segurança da área, tais como: construção de novos recintos, formação de pomar e horta e o urgente cercamento da área para reforço da segurança local.
Mirza Nóbrega
Ascom/Ibama/GO
Foto: Helen de Fátima Ribeiro

+ Mais

Dnit recebe licença de instalação para implantar ponte em Fortaleza

Brasília (02/04/2009) - O Ibama expediu licença autorizando o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes -DNIT a instalar ponte sobre o Rio Cocó, com as vias de acesso que interligam o entroncamento entre a Av. Desembargador Germiniano Jurema com a Av. Dioguinho, na Praia do Futuro, com cruzamento da estrada Sabiaguaba, perfazendo um total de aproximadamente 1,5 km de extensão em Fortaleza/CE.

A licença, assinada pelo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, é válida por 2 anos a partir da data de publicação desde que cumpridas seis condições específicas constantes do processo de licenciamento.

Dentre outras condições, a empresa deverá implementar os Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social, de construção e recuperação de áreas degradadas e apresentar relatórios semestrais de acompanhamento para todos os programas incluídos no Projeto Básico Ambiental.
Verbena Fé
Ascom/Ibama

+ Mais

Ibama publica instrução normativa proibindo a pesca em parte da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul

Brasília (02/02/2009) - Foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, Instrução Normativa proibindo qualquer modalidade de pesca durante o período de 1º de fevereiro a 31 de maio de 2009, na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, desde o município de Resende/RJ, até sua foz, no município de São João da Barra/RJ.

A proibição vem em conseqüência do acidente ambiental ocorrido em novembro passado, quando houve o lançamento, em afluente do referido rio, do produto denominado endosulfan, um organoclorado altamente tóxico usado na produção de pesticidas e inseticidas. O produto causou a mortandade de centenas de toneladas de peixes ao longo de todo o trecho de Resende até a foz, justamente no período da Piracema, época de reprodução dessas espécies.

Os objetivos dessa proibição são evitar a pesca e o consumo de peixes eventualmente contaminados e permitir a recuperação dos estoques pesqueiros no rio, os quais foram fortemente afetados pelo acidente.

Durante o período de proibição, deverão ser realizadas ações de monitoramento das condições ambientais do corpo hídrico e da situação dos recursos pesqueiros e, constatando-se a necessidade, tal período de proibição poderá ser alterado.
Frederico Valle
Ibama/Dipro/Cgema

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.