LIXÃO DE MONTE ALTO É INTERDITADO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2009

06/03/2009 - A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB interditou em 05.03, o lixão do município de Monte Alto, localizado no Sítio Serra do Rochedo, região de Jaboticabal, interior do Estado, pela disposição inadequada dos resíduos, colocando em risco os recursos naturais.
O lixão ocupa uma área de aproximadamente sete hectares e recebia, em média, 30 toneladas diárias de resíduos. Foram afixadas duas placas no local informando da interdição e colocadas barreiras de terra nos acessos para impedir o livre trânsito de veículos.

A Agência Ambiental de Jaboticabal solicitou à Prefeitura de Monte Alto que comprove o destino dado aos resíduos sólidos domiciliares a partir da interdição, com a exigência de que o novo local esteja devidamente licenciado pela CETESB. Em caso de instalação de uma unidade de transbordo do lixo essa área também terá que estar licenciada pelo órgão ambiental. A prefeitura, ainda, terá que apresentar um projeto de encerramento do lixão, contemplando a remediação da área e providenciar, de imediato, a cobertura com terra do lixo exposto e o cercamento do terreno.

Desde 1998, a CETESB vem exigindo a regularização do depósito de resíduos e penalizando a prefeitura de Monte Alto pela falta de providências adequadas. Nos últimos 11 anos, foram lavradas 10 autuações, totalizando, em valores corrigidos de hoje, mais de R$ 320 mil reais em multas.

De acordo com o último Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares elaborado pela agência ambiental, o lixão de Monte Alto recebeu a nota 2,5 e foi avaliado como “inadequado”, situação que se mantém desde 1997, quando foi feita a primeira avaliação, com a nota 2,4.

Segundo levantamento feito pela CETESB, outros 12 municípios do Estado estão com seus aterros em situação inadequada: Barra do Chapéu, Manduri, Ribeira, Taquarivai, Pitangueiras, Estiva Gerbi, Cananéia, Iguape, Registro, Tapiratiba e Capela do Alto. Desde junho de 2008, foram interditados sete aterros: Mongaguá, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Araras, Mairinque, Embu-Guaçu e Itapuí. O aterro do município de Itapeva chegou a ser interditado em dezembro de 2008, mas a ação foi suspensa em fevereiro de 2009 e está sendo elaborado um Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental – TAC, para regularização da situação.
Texto: Renato Alonso
Fotos: José Jorge

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.