MMA VAI TRANSFERIR TECNOLOGIA PARA MUNICÍPIOS COMBATEREM DESMATAMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2009

10/03/2009 - Daniela Mendes - O diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Paulo Guilherme Cabral, disse nesta terça-feira durante seminário da Operação Arco Verde em Cuiabá, que o grande desafio para a realização da operação é a transferência de tecnologia para os municípios, o que garantirá que daqui a quatro anos sejam colhidos os resultados esperados.

Ele destacou a importância do planejamento e do desenvolvimento das atividades econômicas nos territórios de forma integrada. "Nosso ponto de chegada é a ocupação racional do território e o uso sustentável dos recursos naturais", salientou. Para isso, segundo explica, é preciso planejamento estratégico descentralizado e participativo envolvendo os agentes da sociedade e gestão ambiental, de forma a assegurar condições racionais para uso econômico de recursos naturais.

Paulo Guilherme apresentou aos prefeitos a Agenda 21, o projeto Gestar e o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). Segundo ele, esses são três principais instrumentos que o Ministério do Meio Ambiente utilizará para implementar a Operação Arco Verde.

Caberá à Agenda 21 mobilizar a sociedade e construir um pacto para gestão dos territórios, levantar os problemas a serem resolvidos e as soluções. O MMA também apóia os estados na realização do zoneamento ecológico-econômico, instrumento que orienta a ocupação do solo e o desenvolvimento de atividades produtivas. Já o Gestar busca o desenvolvimento rural, disseminando e coordenando atividades de gestão ambiental. Também foram apresentados aos prefeitos o Serviço Florestal Brasileiro e o Fundo Amazônia.

O governador Blairo Maggi afirmou durante o encontro que quer o Mato Grosso como modelo de preservação ambiental do País. Segundo ele, seu estado precisa trabalhar dentro da legalidade. "Não tem mais espaço para o jeitinho, nós queremos resolver o problema e melhorar a vida das pessoas", disse. Dos 36 municípios campeões do desmatamento 19 pertencem ao Mato Grosso.

A rodada de reuniões da Operação Arco Verde continua na quinta e sexta em Manaus e em Porto Velho na segunda e terça da semana que vem. O estado do Amazonas possui apenas o município de Lábrea na lista. Em abril, será a vez de reunir os estados e em seguida os municípios para discutir de forma mais específica os problemas de cada região.

+ Mais

Ministro participa da solenidade de posse dos primeiros concursados do Inea

06/03/2009 - O ministro Carlos Minc participou hoje da solenidade de posse dos 160 primeiros funcionários concursados especificamente para atuar na área ambiental do Rio de Janeiro. Eles, e os demais 54 aprovados que serão empossados até julho próximo, comporão o quadro do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente, e serão distribuídos entre a sede, na capital, e as nove superintendências regionais do órgão, que cobrem os demais municípios do estado. Esse "sangue novo", segundo o Ministro, vai garantir eficiência à gestão ambiental no estado.

"São esses funcionários concursados e qualificados que vão fazer um órgão ambiental forte, presente e atuante em todo o estado", afirmou Minc durante discurso na solenidade, que contou com a presença do governador Sério Cabral, a secretária estadual do Ambiente Marilene Ramos e o presidente do Inea, Luiz Firmino Martins.

A posse dos servidores coroa um processo desencadeado por Carlos Minc, responsável, quando secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, pela concepção do INEA, criado pelo governador Sérgio Cabral no final de 2007. O Instituto unificou os três órgãos que dividiam, até o início do ano passado, a gestão ambiental no estado - Serla, Feema e IEF -, o que permitiu agilizar os trâmites na área ambiental, diminuir a burocracia e aperfeiçoar a fiscalização ambiental.

O concurso do Inea foi realizado em março de 2008 pela Fundação Cesgranrio. Das 214 vagas oferecidas, 150 foram para o nível superior, com remuneração de R$ 2 mil, e 64 para os níveis médio e técnico, com salários de R$ 1 mil, em diversas categorias.

A estimativa é de que todos já estejam efetivados nas respectivas seções e regiões de trabalho até junho. Do total de concursados, 60 serão lotados nas nove Superintendências Regionais e no Escritório Avançado do Instituto no interior do Estado.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.