SEMENTES DE PALMITO JUSSARA SÃO PLANTAS NA SERRA DO MAR

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Março de 2009

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos fez nesta quinta-feira (04), uma semeadura de 500 quilos de sementes de palmito Jussara na Serra do Mar, ao longo da linha do trem. Esta é a segunda ação em menos de um mês feita em parceria com o Programa Rotary Club de Curitiba – Parque Barigui para garantir a recomposição da espécie originária da floresta atlântica e que vem sendo ameaçada pela exploração irregular e alto valor de compra no mercado nacional e internacional.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estima que cerca de 80% das sementes lançadas irão germinar e 60% se transformarão em árvores adultas. No último dia 14 de fevereiro, a Secretaria e o Rotary lançaram dois mil quilos de sementes de palmito sobre o Parque Estadual do Pau Oco, em Morretes. Dois helicópteros do Governo foram cedidos para o lançamento das sementes.

Novidade - desta vez, as sementes foram lançadas de dentro do trem da Serra Verde Express, que administra o trecho turístico que percorre a Serra do Mar, de Curitiba para o Litoral. Cada participante da semeadura recebeu 12 sementes de palmito para serem lançadas durante o percurso.

Após o lançamento, a empresa entregou um certificado atestando que as pessoas que andaram de trem neste dia, participaram do programa “Preserve o Planeta Terra”. Uma palestra sobre a importância do palmito e o objetivo da campanha foi feita, pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, juntamente com integrantes do Rotary.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a semeadura férrea é um ato simbólico e de educação ambiental, usado para conscientizar a população sobre a necessidade de proteger as espécies nativas da região, onde estão os maiores remanescentes de mata atlântica do Paraná.

“Estamos semeando palmito e ao mesmo tempo semeando a parceria com o Rotary. É um incremento que propiciará a germinação desta árvore, que tem uma importância fundamental no equilíbrio ambiental da floresta, pois além de ser um importante ecossistema, também serve de alimento para os animais”, disse Rasca Rodrigues.

Clandestinidade – Segundo o secretário, a idéia da semeadura do palmito também serve para chamar a atenção da população para o corte clandestino de palmito. “O IAP e o Iapar possuem reserva de sementes para plantios homogêneos de palmito, abastecendo as fábricas que movimentam a economia da região. Ou seja, não há necessidade da clandestinidade e do crime ambiental”, afirmou o secretário, alertando a população para que não compre palmitos sem o selo ou o registro dos órgãos ambientais na embalagem. O palmito leva em média 10 anos para se tornar uma árvore adulta apropriada para o corte.

O governador do Rotary, Nilton Migliozzi, disse que as ações de semeadura têm superado as expectativas em relação ao número de participantes e de conscientização dos integrantes de todos os Rotarys de Curitiba. “Todos estão envolvido para garantir que o trabalho dê resultados. Além disso, após cada ação as pessoas têm expectativa para que uma nova campanha seja iniciada. É muito gratificante ver tanta gente inserida voluntariamente em prol da causa ambiental”, disse.

São parceiros do Programa além da SEMA e do Rotary, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Polícia Militar, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (CREA - PR), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (AEPR – Curitiba), Associação Brasileira de Devesa Civil, Telelistas, Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e Serra Verde Express.

+ Mais

IAP garante sementes de alta qualidade genética

Para garantir 500 quilos de sementes de palmito Jussara, usadas no reflorestamento férreo foram cerca de 15 dias de trabalho. Uma equipe de técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que atua nos viveiros, produzindo mudas para o Programa Mata Ciliar, foi responsável pela coleta das sementes. Os técnicos entram nas matas e sobem nas árvores nos períodos em que as sementes estão aflorando para garantir sementes de alta qualidade genética.

“No caso do palmito, são colhidos apenas quatro cachos de sementes por árvore porque temos a preocupação de deixar sementes para que os animais e pássaros se alimentem”, afirmou o chefe do viveiro do IAP, em Curitiba, Benedito Eugênio Padilha.

Depois de coletadas, as sementes são separadas, beneficiadas e enviadas ao IAP de Curitiba, passam por outra seleção de laboratório. Segundo Benedito, apenas no ano passado foram coletadas 20 toneladas de sementes, exclusivamente de espécies nativas, enviadas aos 20 viveiros do IAP no Paraná para a produção de mudas.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.