VISITAR O PARQUE DO JARAGUÁ É UM GRANDE PROGRAMA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2009

13/03/2009 - Entre os atrativos do parque, grupos de amigos, de estudantes e de trabalhadores podem optar pela trilha do Pai Zé e subir até o pico.

Você tem vontade de caminhar em uma trilha, mas não gostaria de ir sozinho? Gosta de apreciar a natureza, mas não dispensa a companhia dos amigos? Então, agende uma visita “da sua turma” ao Parque Estadual do Jaraguá e desfrute, por exemplo, dos três tipos diferentes de trilhas que o local oferece.

A trilha do silêncio foi desenvolvida especialmente para os portadores de necessidades especiais. Já a trilha da bica, de nível médio de dificuldade, é para aqueles que estão se adaptando à prática de ecoturismo. Finalmente, se aventure pela trilha do Pai Zé, que leva ao Pico do Jaraguá, o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altitude, onde admirar a cidade é obrigatório.

As visitas podem ser agendadas pelo telefone 0 xx 11 3945-4532 e os visitantes devem seguir algumas orientações, como o tipo de traje a ser usado no dia do passeio, como calça comprida de tecido leve, para evitar picadas de insetos e arranhões em galhos e espinhos, camiseta, boné, tênis ou bota.

Criado em 1961 e tombado como patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO em 1994, o Parque do Jaraguá possui 491,98 hectares, e fica aberto diariamente das 7h00 às 17h00 e recebe aproximadamente 260 mil visitantes ao ano.

O Pico do Jaraguá faz parte da história do povoamento da vila de São Paulo. Em 1560, Mem de Sá e Brás Cubas reuniram uma expedição, chefiada por Luiz Martins, para buscar ouro. Chegando ao Jaraguá, Martins colheu algumas amostras rochosas com vestígios de ouro, que posteriormente entregou ao governador. Em 1562, Brás Cubas escreveu ao rei de Portugal, que fora descoberto ouro perto de São Paulo.

Já, em 1600 a região do pico passou a ser intensamente explorada por seu ouro e passou a ser chamada de Peru do Brasil. A exploração foi tamanha que por volta de 1670 já era notável a escassez, o que motivou a mudança dos exploradores para Minas Gerais.

A sede da Fazenda Jaraguá foi construída em 1580 e sua posse foi transmitida diversas vezes. Em 1940 o governo do Estado de São Paulo adquiriu os 202 alqueires da fazenda. O que restou da casa foi reconstruído e readaptado sob supervisão do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat, para a instalação do Albergue da Juventude.

O mesmo decreto, que tornou a área domínio do patrimônio público, determinou o plantio de espécies nativas como Ipês, Guapuruvus, Paineiras e Corticeiras, com a finalidade de recuperar a flora da região do pico. Em 1962, foi concedida a primeira autorização para instalação de antenas de rádio transmissão, sendo a rádio Bandeirantes a primeira, e nos anos subsequentes outros veículos de comunicação obtiveram suas respectivas autorizações. A mais recente concessão, em outubro de 2001, foi cedida à Rádio USP, da Universidade de São Paulo.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: Pedro Calado/José Jorge

+ Mais

Museu Florestal celebra o dia mundial da água com exposição

20/03/2009 - O Museu Florestal Octávio Vecchi recebe a partir de domingo, 22.03, dia mundial da água, a exposição “Da nascente à foz”, da artista plástica Angella Conte, com curadoria de Andrés I. M. Hernández. A exposição conta com fotografias, vídeoinstalação, objetos, projeções e até uma intervenção no lago principal do Parque Estadual Alberto Löefgren, o Horto Florestal, mesmo local que abriga o museu.

De acordo com Angella, a exposição é o resultado de uma pesquisa, feita pela própria artista plástica, sobre a água, as nascentes, as reservas, os usos e a escassez. Uma das maneiras que a artista encontrou de impactar os visitantes do parque foi distribuir bacias de alumínio vazias flutuando sobre o lago principal do Horto. “Embora tenha muita água embaixo, se não usarmos bem a bacia ficará vazia”, explica.

Outro atrativo da exposição é a vídeoinstalação que projeta as águas de um rio e ao longo de seu comprimento, cerca de 10 lâmpadas azuis pendem do teto, ficando a apenas 50 centímetros do chão, iluminando espelhos circulares que refletem a luz azul. Já o vídeo em projeção apresenta o caminho de águas fartas de um rio. Denominada “silêncio”, a fotomontagem de raízes de uma árvore, agarradas nas grades, dispostas sob ângulos diferenciados, transmitem um sentimento de luta.

Angella descreve como a exposição, que ficará no Museu Florestal, até o dia 22.04, foi planejada. “Serão apresentados trabalhos distintos que dialogam entre si através do tema água, decorrentes de embates entre o indivíduo e tudo aquilo que gira ao redor dele”, devaneia.

A mostra é gratuita e aberta ao público de terça à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Aos domingos a exposição pode ser visitada das 10h às 15h30. O Museu Florestal, localizado à Rua do Horto, 931, no Horto Florestal, não abre às segundas-feiras e sábados.
Texto: Valéria Duarte/divulgação Fotografia: Divulgação

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.