RS ATINGE 216 MUNICÍPIOS COM GESTÃO AMBIENTAL LOCAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Abril de 2009

(17/04/2009) O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou nesta sexta-feira (17), a qualificação à gestão ambiental dos municípios de Nova Santa Rita, Casca, Erval Grande e São Pedro do Butiá. A partir de agora, as prefeituras estão autorizadas a gerirem questões ambientais locais, especialmente nas decisões que envolvem licenciamento ambiental de atividades com impacto local. Ao todo, as quatro cidades somam mais de 37 mil habitantes. Atualizada a relação, 216 cidades gaúchas já estão qualificadas ao licenciamento local.

De acordo com o coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS) da Secretaria do Meio Ambiente, Niro Afonso Pieper, este é uma passo importante dos municípios. A Sema mobiliza e presta apoio aos poderes públicos das cidades gaúchas para que assumam a parte que lhes cabe na gestão ambiental. “Isto inclui a emissão de licenças para atividades e empreendimentos geradores de impacto restrito ao território do município”, afirma Pieper.

O vice-prefeito de Casca, Jaime de Sordi, comemorou a aprovação junto ao Consema. Ele afirma que a qualificação irá facilitar e compartilhar as questões ambientais locais com os órgãos estaduais. “Nós conhecemos cada palmo de nosso município. Sobretudo, teremos muitos benefícios e rapidez em nossa gestão ambiental”, disse o vice-prefeito.
A próxima reunião do Consema será em 15 de maio.
ASSECOM SEMA
Coordenação: Jornalista Lurdes Nascimento

+ Mais

Fiscalização ambiental recebe veículo do Ministério Público

(16/04/2009) O Governo do Estado, por intermédio do Balcão Ambiental do Litoral Norte, recebeu da Promotoria Especializada de Osório do Ministério Público Estadual, na quarta-feira (15), um veículo para ser utilizado na fiscalização. Na mesma ocasião, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Casa da Criança de Osório receberam um veículo, que será utilizado conjuntamente, e o patrulhamento ambiental daquele município também foi beneficiado com um terceiro carro.

Além dos dois Fiat Pálio Adventure Locked e uma Toyota Hylux, a Promotoria Especializada de Osório entregou três câmeras fotográficas digitais para o Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual e um notebook para o patrulhamento ambiental de Osório. A entrega dos bens foi feita pelo Promotor de Justiça, Julio de Almeida, fruto de compensação ambiental de duas empresas do setor imobiliário que atuam no Litoral Norte.

A presidente da Fepam, Ana Maria Pellini, recebeu o veículo doado ao Balcão Ambiental do Litoral Norte, juntamente como o gerente Mattos’Allem Roxo. Já o prefeito Romildo Bolzan Júnior recebeu o veículo destinado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Presentes ao evento o Subprocurador Geral de Justiça, Luiz Carlos Ziomkowski; o representante da Associação do Ministério Público, João Carlos de Azevedo Fraga; o represetante da direção do Foro de Osório, juiz de direito Charles Maciel Bittencourt ,e o presidente da Câmara Municipal de Osório, vereador Ivan Borba.
Assessoria de Imprensa da Fepam
Coordenadora: Jorn Eliane do Canto

+ Mais

Sema e Federação das Mulheres selam parceria para plantio de árvores

(14/04/2009) O secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, foi o palestrante no primeiro encontro de 2009 da Federação das Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil, nesta terça-feira (14), no Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Na oportunidade, Berfran garantiu que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) será parceira na execução do projeto “Árvore é vida”, organizado pelo Comitê do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da federação. A intenção do comitê é realizar, em conjunto com os municípios e outras entidades e instituições, o plantio de um milhão de árvores, com início previsto para a Semana do Meio Ambiente (27 de maio a 05 de junho) e término no Dia da Árvore em 21 de setembro.

Em seu pronunciamento, Berfran lembrou que o desafio dos governantes é compatibilizar a preservação e a conservação do meio ambiente com a produção. “É preciso que façamos um realinhamento de comportamento e de atitudes desta geração na relação com o meio ambiente, além de prepararmos as próximas gerações, a fim de garantirmos a preservação com o desenvolvimento sócio-econômico”, destacou. O secretário apresentou, ainda, as linhas gerais de seu plano de trabalho, onde priorizará a criação da Rede de Sustentabilidade Ambiental, formada por pessoas físicas e jurídicas envolvidas na preservação e conservação ambiental; a qualificação do Licenciamento Ambiental e a melhoria da Gestão e Fiscalização Ambiental.

Referência

Berfran Rosado informou, também, que o RS é referência em municipalização ambiental, já que são gaúchos 212 dos 250 municípios brasileiros habilitados a estabelecer suas políticas ambientais, bem como licenciar os empreendimentos de impacto local. Para cumprir a meta de atingir todo o Estado pelo Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga/RS), a Sema está constituindo uma força-tarefa para atuar em parceria com os municípios, viabilizando a adesão daquelas cidades que ainda não aderiram ao sistema. O governo assinará convênio com as prefeituras para o repasse financeiro a ser utilizado na elaboração dos Planos Ambientais Municipais. A sugestão é repassar R$ 20 mil por município.

Participaram do encontro, a presidente da Federação das Mulheres de Negócios, Marinelsa Geyer de Oliveira, a presidente do Comitê do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da entidade, Yara Blochtein, a presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher, Maria Helena Gonzalez, além de representantes de diversas entidades ligadas à área ambiental.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.