ESPECIALISTAS DISCUTEM PROGRAMAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR PARA POVOS INDÍGENAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2009

20 de maio de 2009 - Representantes dos povos indígenas e das administrações regionais da Funai estão em Brasília/DF para participar do seminário “Acesso a Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Indígenas”, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a partir de hoje (20) até sexta-feira. O objetivo do encontro é articular o acesso dos povos indígenas às ações de segurança alimentar e nutricional, especialmente aos programas de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e de Cisternas para captação e acesso à água de qualidade, sensibilizando os parceiros técnicos para a realização das oficinas do PAA, iniciadas em junho e previstas até o mês de novembro.

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Crispim Moreira, abre o encontro às 8h30 desta quarta-feira. Também estarão presentes o presidente-substituto da Fundação Nacional do Índio (Funai), Aloysio Guapindaia; o secretário Nacional de Agricultura Familiar (MDA), Adoniram Sanches Peraci; o secretário Nacional de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente; Egon Krakhecke; e o diretor de Logística e Gestão Empresarial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto.

Além das palestras, está prevista a apresentação da experiência de acesso ao PAA por Povos Indígenas no Noroeste do Mato Grosso, com Castanha-do-Brasil e produtos alimentares das roças. No último dia do encontro, sexta-feira (22), os participantes apresentarão os resultados das discussões temáticas e as propostas para viabilização das oficinas regionais envolvendo associações indígenas e atores locais.

+ Mais

PF prende homem suspeito de matar índia de 6 anos dentro da aldeia

19 de maio de 2009 - Fonte: Comunicação Social / Superintendência Regional da PF no Maranhão
A Polícia Federal prendeu, na sede da Superintendência do Maranhão, na manhã de segunda-feira (18), M. J. S., de 21 anos, suspeito de ter assassinado uma criança de seis anos, na terra indígena Araribóia, no município de Arame (MA).

O crime, ocorrido no dia 5 de maio de 2008, gerou grande comoção pública. Um grupo de índios estava reunido, assistindo televisão em um centro comunitário da aldeia Anajá, no município de Arame, a 500 km da capital maranhense, quando um homem armado com um revólver chegou e efetuou seis disparos a esmo, atingindo a garota Maria dos Anjos de Sousa Paulino Guajajara, de seis anos, na cabeça e ferindo seu irmão de 12 anos, no pé. A garota teve morte instantânea.

No dia seguinte ao crime, uma equipe da PF dirigiu-se até a aldeia a fim de apurar as circunstâncias do atentado. Foi instaurado um inquérito policial, várias testemunhas foram ouvidas e contaram que, por volta das 22h, daquele dia 5, um homem parou uma moto na rodovia, próxima à aldeia, chegou ao local onde estavam os índios e começou a atirar aleatoriamente. Após o crime, ele teria fugido de moto. Todas elas apontaram M. J. S. como autor do delito.

Pouco mais de dois meses após o crime, foi expedido um mandado de prisão. Há mais de um ano, a PF realiza diligências com o intuito de prender o suspeito e obteve sucesso hoje pela manhã, quando M.J.S. compareceu à sede da PF para prestar depoimento em outro inquérito policial e recebeu voz de prisão.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.