MMA APOIA MOVIMENTO CONTRA DESMONTE DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2009

22/05/2009 - Lucia Leão - A abertura da Semana Nacional da Mata Atlântica 2009, na manhã desta sexta-feira (22), transformou-se numa grande manifestação dos representantes de todos os segmentos que participam do evento - gestores públicos, ambientalistas, técnicos e acadêmicos - contra a operação desmonte - da legislação ambiental que, como frisou a secretária de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Maria Cecília Wey de Brito, não se restringe ao Código Florestal, mas atinge o arcabouço legal de proteção da biodiversidade por várias frentes, inclusive a Lei da Mata Atlântica.

Lembrando que hoje também se comemora o Dia Nacional da Biodiversidade, Ciça afirmou que a Convenção da Biodiversidade Biológica, como outros instrumentos, também está sofrendo grande pressão.

"As investidas contra o Código Florestal estão tendo mais visibilidade e, sem dúvida, são as mais perigosas. Mas há outros movimentos, certamente com a mesma origem, como o que tenta inviabilizar uma legislação para garantir a repartição dos benefícios dos recursos genéticos ou as mudanças que estão sendo propostas ao Código de Cultivares", frisou Ciça na solenidade de abertura, onde representou o ministro Carlos Minc.

As mudanças que estão sendo propostas ao Código de Cultivares visam restringir e burocratizar as licenças para produção de sementes e mudas, dificultando a participação de pequenos produtores nesse mercado. Na análise da secretária isso pode inviabilizar a meta de reflorestamento de 15 milhões de hectares em áreas degradadas da Mata Atlântica, o que demandará em torno de 23 milhões de mudas de espécies nativas.

A secretária apoiou a proposta do presidente da SOS Mata Atlântica, de as entidades ambientalistas desencadearem um grande movimento nacional a partir das suas bases de atuação, para frear as investidas contra o Código Florestal e informou que o Ministério do Meio Ambiente está finalizando uma detalhada exposição de motivos para subsidiar a Advocacia Geral da União numa Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a edição de leis estaduais em desacordo com a legislação ambiental federal, como a que fez Santa Catarina.

A Semana Nacional da Mata Atlântica 2009 acontece no Museu Afrobrasil, no Ibirapuera, uma bela representação da diversidade artística e cultural produzida ao longo de cinco séculos de ocupação da Mata Atlântica. Nesse período, o bioma que se estendia por 1.300.000 km2 perdeu completamente 73% da sua cobertura florestal nativa. O restante deve garantir qualidade de vida para 70% de toda a população brasileira, que depende da conservação dos remanescentes para manter nascentes e fontes, regulando o fluxo dos mananciais de água, ajudam a regular o clima, a conservar o solo e proteger escarpas e encostas de morros, além de conservar os recursos genéticos únicos.

+ Mais

Minc acompanha o andamento de obras de saneamento na Baixada Fluminense

22/05/2009 - Em reunião ocorrida no Rio de Janeiro hoje (22/05), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o governador do estado, Sérgio Cabral, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e prefeitos da Baixada Fluminense acompanharam o andamento das obras de saneamento e dragagem dos rios da região e do Programa Iguaçú-Sapuraí- Botas, que inclui 7 municípios.

De acordo com a avaliação feita na reunião, as obras mais avançadas são as de realocação de habitações populares em Belford Roxo e Mesquita, que antes estavam localizadas em áreas de risco às margens dos rios, e as de dragagem em Nova Iguaçú, Nilópolis e Mesquita.

Também foi discutida a necessidade de investimentos federais suplementares para a segunda etapa das obras do Programa, já que o orçamento atual de R$220milhões abrange apenas a metade das bacias hidrográficas dos rios em questão.

Carlos Minc informou aos presentes que já houve entendimento com o ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, sobre um recurso complementar de R$120 milhões para a segunda etapa desse programa.

+ Mais

MMA prevê recuperação de 15 milhões de hectares de Mata Atlântica

22/05/2009 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta sexta-feira, que o governo vai promover a recuperação de 15 milhões de hectares de áreas devastadas de Mata Atlântica, dobrando, até 2050, a cobertura florestal do bioma mais degradado do País, com pouco mais de 7 por cento de sua cobertura vegetal ainda preservados. Segundo ele, para alcançar essa meta o MMA investirá na criação de corredores ecológicos, de mosaicos de áreas protegidas, criação de novas unidades de conservação, no estímulo à criação de RPPNs, no pagamento por serviços ambientais a pequenos agricultores, que se encarregariam de reflorestar margens de rios e encostas.

Minc participou na tarde sexta-feira das comemorações da Semana Nacional da Mata Atlântica 2009, que acontece no Museu Afro Brasil, no Ibirapuera, em São Paulo.. O evento reúne gestores públicos, ambientalistas, técnicos e acadêmicos, que debatem formas de frear as investidas contra o Código Florestal.

No encontro, o ministro reiterou sua luta contra a ofensiva da bancada ruralista e do agronegócio para a flexibilização da legislação ambiental, voltando a criticar as mudanças aprovadas pelo estado de Santa Catarina, que considera um retrocesso nas conquistas do meio ambiente. "O governo está enfrentando muitas batalhas, mas não se furta a elas, umas ganha, outras perde. Queremos ganhar essa guerra com o apoio da sociedade", salientou Minc.

O ministro anunciou, ainda que o governo pretende simplificar o processo de criação de RPPN - unidade de conservação em área privada com objetivo de conservar a diversidade biológica - e criar incentivos, inclusive financeiros para apoio à demarcação das área

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.