IBAMA ESTUDA REGULAMENTAÇÃO PARA
ATIVIDADES COM GOLFINHOS DE RIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2009

Manaus (09/06/2009) - O Ibama do Amazonas pretende propor uma regulamentação das atividades onde existem interação com golfinhos de rios, boto vermelho (Inia geoffrensis) e boto tucuxi (Sotalia fluviatilis). A proposta foi motivada por uma demanda apresentada à Superintendência de Manaus, com a apresentação de um projeto técnico para se trabalhar com esses animais em atividades terapêuticas, que visam reabilitar e melhorar a qualidade de vida de crianças portadoras de necessidades especiais.

Embora ainda não haja legislação específica que regulamente essa atividade, existem leis que visam prevenir e coibir maus tratos aos animais e evitar alterações do seu comportamento natural. Cuidados para assegurar a integridade e o bem-estar dos animais estão sendo considerados no projeto em questão.

O projeto ressalta a interação com animais de vida livre, onde os animais não são capturados nem obrigados a participar das atividades. As atividades são supervisionadas por técnicos preparados e os participantes são orientados sobre como interagir com os animais, dos riscos e responsabilidades inerentes à atividade.

Nos últimos anos, as espécies de botos amazônicos têm sido utilizadas em atividades turísticas, geralmente sem acompanhamento técnico e em condições desfavoráveis ao animal. A proposta de normatização poderá ser um marco na regulamentação das atividades que envolvem essas espécies.
Ascom Ibama/AM

+ Mais

Arte plumária, triste arte

Porto Velho (01/06) Na última sexta-feira, 29/05, o Ibama/RO descartou 121 peças confeccionadas com plumas de animais silvestres. O material foi fruto de apreensão em cinco estabelecimentos que faziam exposição ou comercializavam estes adereços sem autorização do órgão competente.

O comércio e transporte desses artigos, além de serem crime, com pena prevista de seis meses a um ano, ainda são passíveis de sansões administrativas que prevêem multa de até R$ 500,00 por peça apreendida.

As matérias primas utilizadas são as penas, retiradas das asas e da cauda do pássaro; plumas, localizam-se nas costas e no peito da ave; e a plumagem, que se encontra no pescoço, nas costas e no peito das aves.

Brincos com penas de pássaros, pulseiras e colares de penas e dentes de animais, prendedores de cabelo com rabos de quati, jacarés e cobras empalhados (taxidermizados), arco e flecha com penas de animais silvestres, são alguns dos artigos que são confeccionados por meio da mutilação dos animais da nossa fauna.

Produtos ou subprodutos de animais silvestres são diferenciados, até porque, em alguns casos, a exclusividade está na própria ameaça de extinção da espécie e, por esse motivo, alcançam boas vendas e valores compensatórios para comerciantes infratores. A arte plumária pode até ser atrativa aos que a adquirem, mas o impacto na natureza é incomensurável.

Devemos refletir a respeito e não adquirir esses artigos, pois esse não é o destino que devem ter os animais silvestres que, infelizmente, estão saindo de seu habitat, deixando de prestar os serviços ambientais, para, simplesmente, servirem de adorno ou bijuteria.
Ascom Ibama/RO

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.