FNMA IMPLEMENTA MUDANÇAS NO MODELO DE GESTÃO DE CONVÊNIOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2009

30/07/2009 O Ministério do Meio Ambiente começou a implantar mudanças no modelo de gestão e controle aplicados pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). As medidas, anunciadas nesta quinta-feira (30) em reunião do Conselho Deliberativo do FMNA em Brasília, vão reduzir os custos de administração dos projetos. As normas de acompanhamento em vigor até agora previam vistorias a cada 120 dias. Pela nova regra, o MMA fará o controle apenas no final do projeto, com uma única prestação de contas.

Da forma como vinha sendo feito, o controle levava a distorções que chegavam a tornar as despesas com a fiscalização periódica dos convênios mais onerosa para o fundo que o próprio projeto. O diretor do FNMA, Fabrício Barreto, citou o caso de projetos no interior da Amazônia, onde o deslocamento periódico de analistas ambientais para o controle chegava a sair mais caro que alguns pequenos projetos.

As mudanças foram destacadas pelo ministro Carlos Minc, que preside o FNMA, na abertura da 55ª reunião do conselho. "É uma nova forma de encarar a gestão e a fiscalização", ressaltou. O encontro começou nesta quinta-feira (30) e segue até esta sexta-feira (31).

+ Mais

Coordenadores técnicos fazem balanço do água Doce

30/07/2009 - Suelene Gusmão - Os coordenadores estaduais do Programa Água Doce (PAD), do Ministério do Meio Ambiente, estão hoje (30) em João Pessoa (PB) realizando um balanço do programa nos estados, e a apresentação da coordenação nacional. O encontro é parte da Oficina de Implementação dos Planos Estaduais do Água Doce, que começou ontem (29) e prossegue até amanhã. Além da análise dos resultados obtidos até o momento, hoje, pela manhã, os participantes debateram sobre a formalização das parcerias com os estados para a implementação do programa.

A oficina, com cerca de 110 participantes, entre técnicos e representantes de mais de 60 instituições, tem por objetivo estabelecer as diretrizes, estratégias e metodologias para a formulação e implementação de ações que vão garantir o acesso à agua por meio do sistema de dessalinização em locais do semiárido brasileiro. O encontro pretende também definir competências e compromissos entre os estados e os responsáveis pelo PAD em cada estado.

Hoje, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Vicente Andreu, falou aos participantes sobre as políticas do MMA, sobre a importância da consolidação dos planos estaduais e sobre a escala do programa para que seja definido, por exemplo, qual o problema em cada localidade, quanto vai custar solucioná-lo e quem vai resolvê-lo.

O Água Doce começou a ser implantado em 2004 e envolve 10 estados localizados no semiárido brasileiro.

No primeiro dia do encontro, o trabalho dos coordenadores teve início com a atualização e acompanhamento do cronograma proposto para 2009. Os participantes foram informados sobre a consolidação do trabalho realizado por bolsistas em cada um dos 10 estados do programa e sobre os avanços dos arranjos institucionais em cada um deles. Em seguida, foi feita uma apresentação retratando a situação dos convênios e contratos celebrados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.