MINISTRO PREVÊ FIM DO DESMATAMENTO CAUSANDO PELA PECUÁRIA NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2009

8 de Setembro de 2009 - Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, disse hoje (8) que a implantação de um sistema de guia eletrônica georreferenciada desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) será de grande relevância para tornar possível que a pecuária deixe de desmatar na Amazônia.

“Tenho convicção de que, a partir da implantação de uma guia de trânsito eletrônica georreferenciada, poderemos começar a vislumbrar uma atividade pecuária sem desmatamento na Amazônia”, afirmou o ministro.

O monitoramento deve estar funcionando a partir de 1o de janeiro em uma área piloto do estado do Pará, e abrangerá uma área de 140 mil quilômetros quadrados. “Por meio dessa guia eletrônica será possível dar rapidez e, em tempo real, controlar a saída e a chegada de bois nas propriedades”, explicou Stephanes durante audiência pública realizada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.

“Pelo satélite localizaremos a fazenda e identificaremos, em intervalos de seis meses, se houve ou não desmatamento nessa propriedade. Caso tenha desmatado, a fazenda não receberá novamente a guia e com isso não poderá mais fornecer gado”, disse o ministro à Agência Brasil, após participar da audiência.

Stephanes lembrou que apesar de a pecuária ser individualmente a maior responsável pelos desmatamentos na região, há outras frentes de desmatamento que precisam ser combatidas. “Mas com esse rastreamento teremos condições de melhorar consideravelmente a situação”.

Segundo ele, o projeto será implantado sem a participação do Ministério do Meio Ambiente, uma vez que “a relação com a Pasta é difícil”.

Stephanes participou de audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado, na qual foi discutido o índice de produtividade rural. Também participou dos debates o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Eliseu Alves.

+ Mais

STF nega pedido do governo de Roraima contra obstrução feita por comunidade indígena

18 de Setembro de 2009 - Marco Antonio Soalheiro - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, negou pedido do estado de Roraima em uma ação cível contra a comunidade indígena Waimiri-Atroari, localizada entre os estados de Roraima e do Amazonas. O governo de Roraima queria que o STF determinasse à comunidade a desobstrução da passagem nos rios Jauaperi e Macucuaú, sob a alegação de existir risco iminente de conflito armado entre os índios e os ribeirinhos.

Os indígenas estariam, segundo o governo, impedindo o livre trânsito de barcos nos rios, prejudicando especialmente moradores da região do Baixo Rio Branco que têm nos rios a única via pública existente no sul do estado para o deslocamento necessário à extração de castanha.

O relator, entretanto, com base em observações do Ministério Público Federal (MPF), ressaltou haver dúvida sobre a legitimidade do estado para pedir a tutela antecipada. Barbosa entendeu ainda que, neste momento, uma alteração dos marcos territoriais utilizados pelos indígenas aumentaria a tensão já existente entre as partes envolvidas. A ação ainda será julgada no mérito pelo plenário do STF.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.