CIDADÃOS BRASILEIROS FAZEM RECOMENDAÇÕES PARA NOVO ACORDO CLIMÁTICO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2009

28 de Setembro de 2009 - Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Cem brasileiros de todas as regiões do país e com diferentes perfis socioeconômicos consultados sobre questões relacionadas às mudanças climáticas defenderam o estabelecimento de metas de redução das emissões de gases do efeito estufa, a taxação de combustíveis fósseis e a criação de um fundo internacional para enfrentamento dos impactos do aquecimento global.

O grupo brasileiro foi um dos 39 de diferentes países a participar da pesquisa, organizada pelo Comitê Dinamarquês de Tecnologia. Em dezembro, a capital da Dinamarca, Copenhague, será sede da reunião da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que deve definir um novo acordo climático global para o pós-2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Quioto.

Para os brasileiros, selecionados com base em critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para composição da amostra, as questões climáticas são urgentes. Cerca de 90% dos entrevistados defenderam a necessidade de se chegar a um acordo efetivo em Copenhague. Pelo menos um em cada quatro acredita que o preço dos combustíveis fósseis deve ficar mais alto para desestimular o consumo, principalmente nos países responsáveis pelas maiores emissões de gases poluentes e de efeito estufa.

Entre as recomendações do grupo brasileiro também estão a criação de um fundo global para financiar tecnologias de adaptação às mudanças climáticas e a sobretaxação no comércio internacional de produtos de países que não se comprometerem com um novo acordo climático global.

+ Mais

Caixa usará novos critérios socioambientais na concessão de crédito

28 de Setembro de 2009 - Kelly Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Brasília - A Caixa Econômica Federal aderiu aos Princípios do Equador, um conjunto de procedimentos adotados por instituições financeiras na gestão de questões socioambientais associadas às operações de financiamento de projetos. Suas diretrizes são baseadas nos padrões socioambientais da International Finance Corporation (IFC), braço privado do Banco Mundial, informou a Caixa.

Ao assinar os Princípios do Equador, o banco público assume o compromisso de, no prazo de um ano, implementar política interna, procedimentos e processos que garantam que o crédito a grandes projetos de infraestrutura, com custo total superior a US$ 10 milhões, esteja condicionado à análise de parâmetros de responsabilidade social e ambiental.

A instituição também informou que aderiu recentemente à Business and Biodiversity Initiative, que visa a promover o maior engajamento do setor empresarial para alcançar os objetivos da Convenção sobre Diversidade Biológica. A ideia é incentivar a proteção da biodiversidade por meio dos sistemas de gestão.

Em agosto do ano passado, a Caixa assinou, juntamente com os demais bancos públicos, o Protocolo de Intenções dos Bancos pela Responsabilidade Socioambiental. O objetivo é empreender políticas e práticas bancárias pautadas na responsabilidade socioambiental como, a criação de linhas de crédito com viés socioambiental e a inserção dessa questão na análise de risco de clientes e projetos.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.