QUALAR – UM NOVO SISTEMA DE INFORMAÇÕES QUE
FACILITA AS CONSULTAS SOBRE QUALIDADE DO AR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2009

22/09/2009 - A população dispõe a partir de agora, 22.09, no site da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - www.cetesb.sp.gov.br -, de uma nova e ágil ferramenta para consulta de dados sobre qualidade do ar. O novo sistema de informações – QUALAR – é de fácil manuseio e foi lançado na sede da CETESB e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, e seu “link” está posicionado com destaque na página da companhia.

O QUALAR se baseia num “software” especialmente desenvolvido com o objetivo de elevar o nível de interatividade com os usuários – jornalistas, profissionais da área de saúde pública, meteorologistas, pesquisadores e internautas em geral -, que podem consultar de forma simples e direta o banco de dados de monitoramento da qualidade do ar da CETESB. Além de pesquisar as informações que mais lhe interessam, os internautas podem também exportar os dados desejados e, ainda, criar e visualizar relatórios diversos e até gráficos, conforme suas necessidades.

Segundo o presidente da CETESB, Fernando Rei, o QUALAR é inédito no mundo, sem similar em páginas da internet das outras grandes agências ambientais: “Nenhuma agência dispõe de um sistema desta envergadura em seus sites”. O dirigente ressaltou também a importância da parceria firmada, para o desenvolvimento do sistema, com o Instituto de Energia e Meio Ambiente – IEMA, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, lembrando que foi a primeira vez que a CETESB trabalhou com o Terceiro Setor. “Com este trabalho, a Companhia está mais próxima do cidadão”, finalizou.

Por sua vez, o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, destacou a importância do novo sistema para o aprimoramento da democracia. “Além de tudo, o QUALAR cumpre um requisito fundamental para a sociedade, que é o do acesso à informação”, afirmou. Ele chamou a atenção para a qualidade dos dados agora disponíveis ao público: “Há muita desinformação no que se refere aos assuntos ambientais e alguns dos seus maiores especialistas estão aqui na CETESB. Quanto mais formos capazes de criar sistemas como esse, que disponibilizem nossas informações e as tornem transparentes, melhor para toda a sociedade e para o processo democrático”.

O diretor do IEMA, André Ferreira, explicou que o desenvolvimento do QUALAR focou justamente a melhoria das informações ambientais e de sua disponibilização para o público, informando, ainda, que o sistema está sendo oferecido para outros estados brasileiros. “Estamos doando o software para os outros Estados, que poderão tomar o site da CETESB como exemplo de referência em aprimoramento da informação de qualidade”, concluiu.

Interatividade

Para se beneficiar da interatividade oferecida pelo novo sistema, basta que o internauta, na primeira vez que acessar o QUALAR, se cadastre e crie uma senha. A partir daí, uma única página de apresentação se abre, com todas as opções oferecidas, que incluem os seguintes itens, separados por “Consultas” e “Relatórios”: Consultas – qualidade do ar em tempo real; dados horários por estação medidora automática; dados horários por parâmetro; boletim diário; resumo do boletim diário; boletim meteorológico diário; configuração das estações de monitoramento das redes automática, manual e monitores passivos; exportação de dados - para um arquivo compatível com planilha eletrônica -; Relatórios - valores diários dos poluentes; dados horários mensais; ultrapassagens de padrões de qualidade do ar; médias mensais; médias anuais; concentração diária da rede manual; caracterização das estações de monitoramento; índice de ventilação anual; distribuição de frequência dos parâmetros; frequência de inversão térmica; geração de gráfico por parâmetro; e geração de gráfico comparativo.

Assim, se o usuário, por exemplo, quiser obter o relatório de dias de ultrapassagens de padrão de todos os poluentes, entre os dias 01 e 31 de agosto último, em todas as estações de monitoramento, basta pedir para “gerar” o documento que em poucos segundos ele visualizará na tela do seu computador as informações solicitadas, em forma de tabela, com cada poluente separadamente, por classificação - Boa, Regular, Inadequada, Má e Péssima - e, ao mesmo tempo, o número total de ultrapassagem de padrão.

Finalmente, cabe ressaltar que os usuários não devem fazer uma interpretação dos dados selecionados. Tal trabalho deve ser realizado por especialistas da área.
Texto: Mario Senaga
Fotografia: José Jorge


 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.