CETESB E JICA ASSINAM UM NOVO TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2009

02/10/2009 - A parceria entre a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB e a Agência de Cooperação Internacional do Japão - Jica já rendeu muitos resultados, possibilitando a realização de programas de capacitação e treinamento, envolvendo inclusive técnicos de outros países.

Por esse motivo, a assinatura de um novo termo de cooperação técnica entre as duas instituições é o sinal de que novos cursos serão realizados e que novos programas de transferência de tecnologia serão desenvolvidos.

O documento com essa finalidade foi assinado no dia 28 de setembro, pelo presidente da CETESB, Fernando Rei, e pelo representante da JICA no Brasil, Katsuhiko Haga, durante o Simpósio Brasil-Japão 2009, ocorrido em São Paulo.

A diretora de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental, Ana Cristina Pasini da Costa, também assinou o documento.

O convênio, com prazo de validade de 60 meses, prevê o desenvolvimento de programas, projetos e atividades na área de cooperação técnica para a definição e transferência de tecnologia, com a realização de estudos e pesquisas, além de atividades de monitoramento e de capacitação técnica. Com essa finalidade, está prevista a realização de novos cursos, seminários, workshops e outras formas de treinamentos, educação e conscientização ambiental.

Está previsto ainda que técnicos japoneses atuarão conjuntamente com técnicos da CETESB no desenvolvimento e prestação de serviços cooperativos integrados envolvendo o levantamento e a disponibilização de informações sobre o meio ambiente.
Texto: Rosimeire Santana Magalhães/ Newton Miura
Fotografia: Divulgação Jica

+ Mais

Câmara Ambiental do Setor de Resíduos é reformulada

06/10/2009 - A Câmara Ambiental do Setor de Resíduos – CA Resíduos, que foi instalada em novembro de 2007, passou por uma reestruturação, em julho de 2009, visando uma união da agenda de planejamento ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA com as atividades do setor.
A nova estrutura, aprovada pelos seus membros, objetiva também promover uma maior integração entre o governo e a sociedade civil.

Para atender a união de agenda, a CA Resíduos conta, desde julho de 2009, com um novo secretário Executivo, Casemiro Tércio Carvalho, coordenador de Planejamento Ambiental, órgão vinculado à SMA.
“Para pensar em resíduos sólidos, temos que pensar em toda uma cadeia de geração e tratamento. Assim, além da articulação, o planejamento é uma importante ferramenta para atingirmos as metas de qualidade na gestão de resíduos”, avaliou Tércio.

De acordo com a eng.ª Zoraide de Souza Senden Carnicel, Gerente da Divisão de Coordenação de Câmaras Ambientais, da CETESB, as Câmaras Ambientais dos setores de Resíduos e de Saneamento são diferenciadas das demais, pois possuem interface com todas as outras CAs. “Todas as câmaras ambientais discutem sobre resíduos, sendo assim, podem e devem participar com seus representantes na CA Resíduos.”.

“Dentro dessa filosofia estamos discutindo sobre o Sistema Declaratório de Resíduos, bem como os Resíduos de Interesse referente à Lei nº 12300, de 16 de março de 2006, que institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos e define princípios e diretrizes.” confirma a coordenadora das Câmaras Ambientais.

Além de representantes da SMA, a CA Resíduos conta com representantes das Diretorias de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental e de Licenciamento e Gestão Ambiental, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB. A presidência da CA está com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública - ABRELPE e possui diversos representantes do setor produtivo.

Para Zoraide com a nova estrutura foi possível definir um cronograma de trabalho já para o ano de 2010. “Com a mudança além de uma maior integração entre o governo e sociedade civil, teremos mais uma abertura de canais, com caráter estratégico, no rumo do desenvolvimento sustentável".

Câmaras Ambientais

As Câmaras Ambientais são constituídas por representantes do setor público, oriundos do Sistema Estadual de Meio Ambiente, do setor privado e das entidades representativas do setor produtivo e de infra-estrutura.
A coordenação está a cargo da Divisão de Coordenação de Câmaras Ambientais, vinculada ao Departamento de Desenvolvimento Institucional Estratégico, unidades subordinadas à Presidência da CETESB.
Texto: Rosely Ferreira
Fotografia: Pedro Calado/Câmaras


 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.