UNIÃO EUROPEIA PROMETE 7,2 BILHÕES DE
EUROS ATÉ 2012 PARA PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2009

11 de Dezembro de 2009 - Da Agência Brasil - Brasília - A União Europeia vai oferecer uma ajuda de 7,2 bilhões de euros durante os próximos três anos aos países em desenvolvimento para a adoção de medidas urgentes de adaptação e combate às mudanças climáticas. As informações são da BBC Brasil.

A contribuição deverá fazer parte de um “fundo público internacional de urgência” que, de acordo com a proposta europeia, destinaria cerca de US$ 30 bilhões até 2012 (US$ 10 bilhões por ano) para financiar as primeiras medidas de adaptação a secas e ao aumento do nível do mar, de promoção de energias renováveis e de combate ao desmatamento nos países pobres.

O valor foi decidido hoje (11) ao final de uma reunião de governantes do bloco em Bruxelas, depois de dois dias de negociações. Para contentar os membros do Leste – que se negam a financiar outros países quando consideram que eles próprios ainda precisam de ajuda para reduzir suas emissões – a UE decidiu que a contribuição de cada país ao fundo seria “voluntária”.

A Grã-Bretanha e a França serão os maiores doadores, cada um com um total de 1,7 bilhão de euros nos próximos três anos, segundo informou o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown. O mesmo valor foi anunciado pela chanceler alemã, Angela Merkel, enquanto a Suécia se comprometeu com um total de 1000 milhões de euros, e a Espanha, com 300 milhões.

Ainda segundo Brown, 20% do total desse fundo deverá ser destinado a medidas de combate ao desmatamento nos países em desenvolvimento. Os governantes europeus também reiteraram a oferta de aumentar de 20% para 30% sua meta de redução de emissões, com a condição de que outros países desenvolvidos e emergentes façam “um esforço similar”.

+ Mais

Oxfam critica proposta de acordo apresentada em Copenhague

11 de Dezembro de 2009 - Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília - A Oxfam Internacional criticou a falta de um pacote de financiamento a longo prazo no projeto de acordo apresentado hoje (11) durante a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15) em Copenhague.

A proposta, na avaliação da Oxfam, não reflete dois anos de negociação oficial e precisa ser melhorada pelos diplomatas que participam da conferência antes do início da fase decisiva da reunião, com a chegada de ministros e chefes de Estado a partir de amanhã (12).

Em comunicado, a organização argumenta que “milhões de pessoas já sofrem com inundações e secas” – consequências das mudanças climáticas – e não podem esperar mais deliberação e atraso na definição de um novo acordo climático justo e ambicioso.

O esboço, apresentado hoje, mantém os compromissos assumidos pelos países ricos no âmbito do Protocolo de Quioto, indica a elaboração de um novo acordo para que os Estados Unidos também tenham metas obrigatórias de redução de emissões de gases de efeito estufa e prevê compromissos de ações de mitigação para os países em desenvolvimento. O texto reafirma a necessidade de dinheiro dos países desenvolvidos para que os pobres se adaptem às mudanças do clima, mas não trata dos valores.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.