RIO DE JANEIRO TERÁ ESTRADA-PARQUE NA DIVISA COM MINAS GERAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2009

28 de Dezembro de 2009 - Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O governo do Rio de Janeiro inicia hoje (28) as obras da primeira estrada-parque do estado. As duas rodovias do sul fluminense que fazem parte do projeto - a RJ-163 e a RJ-151 -, na divisa com Minas Gerais, funcionarão como “parques naturais” e contarão com áreas de lazer e de preservação da natureza.

A RJ-163 liga Visconde de Mauá (RJ) a Capelinha (MG) e a RJ-151 margeia a divisa do Rio com Minas Gerais. Além de acostamentos e mirantes, a estrada-parque de 20 quilômetros terá um centro para visitantes, passagens subterrâneas para a travessia de animais e asfalto à base de polímeros, que, segundo o governo do Rio, causa menos impacto ambiental e proporciona mais segurança aos motoristas.

Serão investidos R$ 49 milhões do Ministério do Turismo e do governo do Rio no asfaltamento das duas rodovias. O objetivo é estimular o turismo na região de Mauá, Maringá e Maromba, no sul fluminense, e facilitar o escoamento da produção agropecuária, que inclui leite, queijos, hortaliças e mel. A velocidade máxima de veículos deverá ficar em torno de 40 quilômetros por hora, e não será permitido o tráfego de caminhões de cargas pesadas nos fins de semana.

+ Mais

Retiradas mais de duas toneladas de peixes mortos em lagoa no Rio de Janeiro

30 de Dezembro de 2009 - Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Mais de duas toneladas de peixes mortos apareceram hoje (30) na Lagoa de Araruama, que cobre cinco municípios da Região dos Lagos. Somente na Praia Seca, em Araruama, foram recolhidas mais de uma tonelada de peixes mortos. A outra quantidade, a maioria savelhas e perumbebas, foi recolhida nos municípios de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande.

De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores de São Pedro da Aldeia, Haroldo Pinheiro, essa nova mortandade pode ter sido provocada pelo forte calor e o excesso de chuva na região, que baixa a salinidade da água e diminui a oxigenação da lagoa.

Em janeiro deste ano, mais de 400 toneladas de peixes morreram na Lagoa de Araruama, provocando o maior desastre ecológico na região.

A mortandade revoltou os pescadores da região, que na tarde do dia 24 de janeiro levaram um caminhão cheio de peixes mortos para a porta da concessionária ProLagos, responsável pelo sistema de água e pela captação e tratamento de esgotos em toda a região.
A concessionária tem permissão para abrir as comportas e despejar esgoto na lagoa toda vez que a estação de tratamento estiver operando acima da capacidade normal. A ProLagos informou, na ocasião, que teve de optar pelo procedimento por causa do excesso de chuvas no início do ano.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.