IBAMA E ECT APREENDEM AMOREIRA ENVIADA PELOS CORREIOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2010

João Pessoa (10/02/2010) - O Serviço de Encomendas Expressas da Empresa de Correios e Telégrafos - Secex acionou mais um vez a fiscalização do Ibama da Paraíba, devido ao fato do seu equipamento de raios X detectar uma embalagem contendo uma planta de cerca de um metro de altura, a qual foi identificada como uma variedade de amoreira, tendo como procedência um endereço do Rio Grande do Sul e como destino final outro endereço em João Pessoa (PB).

Nos últimos quinze dias este já é o terceiro caso em que empresas de transporte de encomendas recorrem ao Ibama, o primeiro caso foi relacionado ao envio de orquídeas consideradas raras, no segundo foi detectado em outro volume, duas cobras adultas, sendo uma jibóia e a outra uma cascavel e agora no dia 09/02, esta planta enviada como encomenda expressa embalada em uma volume com mais de um metro de comprimento.

Os envolvidos nos casos serão notificados pelo Ibama, pois não é permitido o envio de espécimes da fauna ou flora sem a devida autorização. Também a legislação relacionada aos serviços postais proíbe o envio deste tipo de encomenda, assim como o Ministério da Agricultura, que não permite o envio de plantas, flores ou frutas, de uma região para outra sem a devida certificação, para evitar a disseminação de pragas agrícolas.

Para exemplificar a gravidade desse tipo de infração ambiental e os cuidados que os órgãos do governo têm com relação ao problema, basta citar que a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, proibiu a entrada de pelo menos 28 espécies de frutas da Paraíba. Os focos de contaminação na lavoura paraibana com a praga conhecida popularmente como “Mosca-Negra-dos-Citros” já contabilizam prejuízo de pelo menos R$ 280 mil aos agricultores do Estado, mas, caso a praga não seja controlada, poderá chegar a R$ 2 milhões à economia agrícola da Paraíba, único Estado nordestino em que foi detectado foco da mosca, que provoca diminuição de 80% da capacidade de frutificação.

De acordo com Ronilson José da Paz, superintendente do Ibama-PB, “na semana passada a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba revelou que os focos da “Mosca-Negra-dos-Citros” já havia atingido mais de 400 hectares de laranja, limão e tangerina em pelo menos sete municípios no Brejo paraibano. Somente podem ser comercializadas para outros Estados, frutas da Paraíba que estejam com Certificado de Permissão de Trânsito Vegetal.

A fiscalização na divisa entre os Estados foi intensificada e produtores e o governo de Pernambuco temem que a contaminação chegue à região do Vale do São Francisco, em Petrolina, com produção em fruticultura irrigada voltada para a exportação. Essa medida não é contra a Paraíba, mas é uma medida referendada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que o foco seja isolado, controlado e não se alastre. No entanto, as frutas produzidas com a devida certificação estarão liberadas para entrarem em outros Estados. O Estado da Paraíba é atualmente o maior produtor nacional de abacaxi, que configura entre as exceções das frutas cítricas liberadas pela fronteira de Pernambuco.
Gutemberg Pádua
Ascom Ibama/PB


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.