PROGRAMA DE ESTÍMULO A REDUÇÃO DE CONSUMO CHEGA A PARQUES ESTADUAIS

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Março de 2010

Sex, 26 de Fevereiro de 2010 - O Parque Estadual do Rio Doce tornou-se nesta sexta (26/02) a primeira unidade de conservação do Estado a ter implantado o Programa Ambientação. O trabalho tem o objetivo de sensibilizar funcionários e visitantes para a prática de princípios ambientalmente corretos, visando à redução do uso de recursos naturais e a destinação adequada de resíduos.

O material técnico e educativo que será utilizado na implantação do Programa Ambientação em unidades de conservação foi lançado na solenidade de entrega de obras de melhoria realizadas no Parque do Rio Doce, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Desde 2003, cerca de R$ 6 milhões foram investidos na implantação de novos mecanismos de gestão e na reforma e construção de edificações utilizadas para turismo ecológico, pesquisas científicas, educação ambiental e combate a incêndios florestais.

O presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira, observa que a experiência no Parque Estadual do Rio Doce servirá de base para o trabalho que será desenvolvido nas outras unidades de conservação estaduais. "Num primeiro momento, é necessário identificar os tipos e quantidade de resíduos gerados por funcionários e visitantes para a definição da abordagem", afirma. "É um universo diferente dos prédios públicos urbanos onde o Ambientação atuou até agora", completa.

Um dos pontos principais é a implantação da coleta seletiva no parque e o estímulo à prática. Pontos de coleta já estão disponíveis na unidade de conservação e o material reciclável será doado a instituições da região. "Com a iniciativa, o Ambientação pretende contribuir para a manutenção das áreas preservadas no estado, por meio de ações simples, mas eficazes, estimulando a participação de diversos públicos para a construção de uma sociedade sustentável", ressalta Junqueira.

Entre os materiais apresentados no lançamento do Programa Ambientação Unidades de Conservação, estão a cartilha que será usada para orientar os gestores das UCs na implementação das ações do Ambientação e lixo-bags que serão utilizadas para a sensibilização dos visitantes dos parques abertos, proporcionando uma maneira correta de armazenar os resíduos durante a visitação. O Programa Ambientação é coordenado pela Feam em parceria com a organização não governamental Ambiente Brasil Centro de Estudos. Atualmente, funciona em 90 edificações públicas do governo de Minas.
Fonte: Ascom/ Sisema

+ Mais

Fórum irá buscar soluções sustentáveis no Alto São Francisco

Qua, 03 de Março de 2010 - A cidade de Bambuí recebe, desde terça (02), o Fórum Regional do Alto São Francisco. O evento faz parte do plano de ações para implantação da Agenda 21 local, na qual diversos setores da sociedade afirmam seu compromisso com as causas socioambientais. O Fórum será realizado no auditório da Prefeitura de Bambuí, na praça Mozart Torres, 68, Centro.

Até o dia 4 de março, serão realizadas várias atividades, dentre elas a escolha e posse dos integrantes do Fórum Regional da Agenda 21 do Alto São Francisco. Entre os temas que serão abordados estão iniciativas que já vem sendo desenvolvidas em outras regiões do Estado, como técnicas de agroecologia, disposição adequada de resíduos.

Na abertura do Fórum, que acontece a partir de 19 horas, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, apresentará os instrumentos legais e técnicos para implementação da Agenda 21, como a Constituição Brasileira e os Planos Diretores. Também estará presente, o prefeito de Bambuí, Lélis Jorge Silva.

A Agenda 21 é mais abrangente iniciativa de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica O documento foi elaborado em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas Eco-92 ou Rio-92.

A proposta reafirma a importância da participação dos países no planejamento das ações de desenvolvimento sustentável com ações locais e globais, envolvendo os diversos setores da sociedade. No Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (CPDS) e da Agenda 21 Nacional.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.