IAP APRESENTA AÇÕES REALIZADAS PARA
CONSERVAÇÃO E GESTÃO DA FAUNA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Março de 2010

O diretor geral da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alan Jones, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, participaram nesta terça-feira (09), em Curitiba, da abertura do Encontro sobre Políticas de Conservação e Gestão da Fauna.

O encontro tem o objetivo de discutir as políticas públicas de conservação e da gestão da Fauna no Paraná e Brasil. Durante o evento serão demonstrados, pelos técnicos do IAP e SEMA, os programas que vêm sendo desenvolvidos no Estado em relação à fauna nativa e ao manejo de espécies exóticas.

Para Alan Jones, as ações desenvolvidas pelo Estado são essenciais para a preservação ambiental e conta com o apoio de diversas instituições. “Desenvolvemos importantes ações voltadas para a fauna, dentro da política ambiental do Estado, e pretendemos compartilhar essas informações em nível nacional”, comenta o diretor geral.

Entre os temas que serão apresentados está o programa de erradicação de espécies invasoras. O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a regulamentar a retirada de espécies exóticas com portaria 192/2005 do IAP que permite a extração das espécies invasoras de Unidades de Conservação.

O Programa foi pioneiro em publicar uma lista com 57 espécies de plantas e 26 de animais considerados exóticos aos ecossistemas paranaenses; foi realizada a retirada de mais de 500 mil árvores de pinus do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa; e feita revitalização e remoção de espécies exóticas invasoras que estavam ameaçando a vegetação nativa do Parque Estadual do Monge, na Lapa.

Durante a abertura do encontro, o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, destacou a questão da luta contra as espécies exóticas. “Combatemos as espécies invasoras que são uma grande ameaça à biodiversidade e ocupam os espaços das espécies nativas”, reforçou.

O evento também promove as novas ações do Sisfauna/PR na implementação da Política Estadual de Proteção à Fauna Nativa, especialmente na articulação de vários segmentos, não só governamentais, mas principalmente do setor privado e da sociedade civil, para atuarem de forma conjunta na conservação de fauna.

O Sistema de Proteção à Fauna (Sisfauna) atuará em novas frentes para reforçar a preservação da fauna nativa no Paraná. As iniciativas do IAP – responsável pela coordenação do Sisfauna no Paraná – têm como objetivo envolver a sociedade civil e o setor privado na implementação da Política Estadual de Proteção à Fauna Nativa.

Para a diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Márcia de Guadalupe Pires Tussolino, o encontro contribui para a troca de experiências e a divulgação das informações sobre a fauna brasileira. “Além disso, é preciso envolver todos neste processo para conhecer e colaborar com a política de fauna do Estado”, conclui Márcia.

+ Mais

Secretaria do Meio Ambiente cobra ações ambientais de empresas que geram resíduos

As empresas do segmento de cigarro e tintas participaram nesta terça-feira (09), em Curitiba, de uma reunião com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e o coordenador de Resíduos Sólidos da Sema, Laerty Dudas, para discutir soluções mais eficientes para destinação correta dos resíduos de cada segmento. Participaram das reuniões 12 empresas de cigarros e 27 empresas de tintas, em reuniões separadas.

Os representantes da Philip Morris e da Souza Cruz, responsáveis pela maioria das marcas de cigarro vendidos no Estado, ouviram do secretário os principais problemas causados pelas embalagens e bitucas de cigarro, principalmente no litoral paranaense.

“Estamos abrindo este espaço para conversar em conjunto e buscarmos soluções para este problema. O que a gente quer é que as industrias assumam este compromisso também e promovam campanhas de educação ambiental, principalmente focado nos consumidores”, sugeriu Rasca.

De acordo com o secretário, durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro os municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná sofrem com o acumulo destes resíduos. “Devido ao Natal, Ano Novo e Carnaval as praias do Paraná ficam cheias de bitucas e embalagens e nenhuma empresa toma uma atitude. Por tanto, a partir de agora as empresas serão responsabilizadas por este acumulo”, salientou.

O secretário apresentou as bituqueiras (recipientes para destinação das bitucas) como uma medida que pode ser adotada pelas empresas de cigarro. “Há quatro anos adotamos este recipiente no litoral. É uma medida simples e eficaz. Até porque, nós não queremos ser contra o cigarro ou os fumantes, mas contra a má destinação dos resíduos desta industria”, completou.

As empresas de cigarro, já que não sugeriram uma proposta, terão 60 dias para apresentar um planejamento viável. A próxima reunião está marcada para o dia 9 de maio onde as empresas deverão apresentar um plano de ação eficaz para o passivo ambiental.

TINTAS – Na sequência, foi à vez dos fabricantes (Suvinil, Renner, Coral, Bast, Eucatex, Shewin Willians, entre outros) e lojistas (Cassol, Balaroti, Tintas Verginia e Bigolin) de tinta apresentarem alternativas para a logística reversa das latas de tinta e dos resíduos não utilizados pelos consumidores.

“Nosso objetivo é definir com as empresas de tinta uma proposta, que deve ser apresentada pelas empresas, que seja dentro da realidade do segmento. As propostas devem ter uma preocupação com destinação final das latas, dos resíduos e também estar atentas a sua responsabilidade social, ou seja, pensar em toda a cadeia produtiva de tintas”, explicou Laerty Dudas, coordenador de resíduos sólidos da secretaria.

As empresas de tinta terão um prazo de 30 dias para apresentar uma proposta, que depois será apresentada aos gestores ambientais dos principais municípios do Paraná. “Considero a ideia e esta convocação do Governo do Paraná fundamental, pois precisamos ser parceiros neste processo. Precisamos montar um plano eficaz para contribuirmos com este passivo ambiental”, analisou Dilson Ferreira, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati).

Das 27 empresas convocadas, apenas seis não compareceram e pode ser multado por não atender ao chamamento do órgão ambiental.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.