DUAS FÊMEAS GUARIBAS-DE-MÃOS-RUIVAS SÃO SOLTAS EM RESERVA BIOLÓGICA DA PARAÍBA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2010

por Thiago de Mello Bezerra última modificação 20/07/2010 16:50
Objetivo é promover o repovoamento da espécie na unidade do ICMBio
Gilson Carvalho
Pesquisadores trabalham na soltura de duas fêmeas Guaribas-de-mãos-ruivasBrasília (20/07/10) - O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) , do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), promoverá nesta terça-feira, na Reserva Biológica (Rebio) Guaribas, em Mamanguape, na Paraíba, a soltura de mais duas fêmeas adultas da espécie Alouatta belzebul. A ação faz parte do programa de repovoamento que o CPB realiza naquela área, onde as fêmeas adultas, com cerca de 3 kg, irão se integrar aos dois grupos já existentes na região, totalizando 13 indivíduos.

Segundo o médico veterinário e Analista Ambiental do CPB, Plautino Laroque, antes da soltura foi realizado detalhado procedimento para atestar as boas condições de saúde e para marcação individual das fêmeas, como a tricotomia que é o corte dos pêlos de uma determinada região da cauda e a descoloração de pêlos na face lateral dos membros, para facilitar a identificação dos animais na mata e o seu devido acompanhamento.

Importância do projeto – De acordo com a bióloga especialista em primatas, Vânia Garcia, a adição de novos guaribas contribuirá para dar maiores oportunidades de acasalamentos e formação de novos grupos aumentando a variabilidade genética da população nessa área. “Ao mesmo tempo, este projeto estará colaborando para uma melhor compreensão do manejo desta espécie, que poderá subsidiar ações efetivas para outras espécies de guaribas também ameaçadas”, afirma.

Segundo ela, os resultados obtidos até o momento demonstram que há no mínimo dois grupos de guaribas-de-mãos-ruivas estabelecidos na Rebio Guaribas. Quanto à reintrodução, as duas fêmeas adultas apreendidas pelo Ibama, passaram por um período de reabilitação em cativeiro no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de João Pessoa.

O evento de hoje serve como teste de uma técnica de soltura gradativa, uma vez que o viveiro das fêmeas foi transferido para a área domiciliar de um grupo de guariba já reintroduzido e estabelecido, para que elas pudessem interagir com o grupo antes da soltura. Isto vem acontecendo nos últimos cinco meses, quando já foram observados vários contatos com o grupo local, criando boas expectativas para aceitação das fêmeas pelos guaribas residentes na Rebio.

O projeto de Conservação do Guariba-de-Mãos-Ruivas da Mata Atlântica Nordestina reúne uma série de iniciativas de pesquisa e manejo para contrapor as ameaças representadas pela destruição das florestas, habitat natural dos guaribas e pressão de caça a que estão submetidos.
Ascom/ICMBio


 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.