ZOO DE BRASÍLIA INAUGURA BANCO DE GERMOPLASMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2010

Brasília (30/07/2010) - A Fundação Jardim Zoológico de Brasília promoveu um avanço na preservação da fauna brasileira e mundial: inaugurou ontem, 29 de julho, a Casa do Futuro, com o primeiro Banco de Germoplasma de Animais Silvestres e Exóticos da América Latina, onde ficarão armazenados os materiais genéticos de várias espécies. Além de manter um banco de sêmen para futuras reproduções assistidas, o projeto também conservará células-tronco e DNA de todos mamíferos existentes no Zoo e apreendidos por órgãos de fiscalização ambiental.

A conservação de células-tronco possibilita a pesquisa, a clonagem e o tratamento de animais. “Com isso, poderemos, por exemplo, curar bichos gravemente doentes”, lembrou Raul Gonzáles Acosta, Diretor do Jardim Zoológico. “E por meio desse banco, também será possível promover o intercâmbio de material genético entre várias instituições sem a necessidade de locomover os animais”, explicou a veterinária Gláucia Mansur.

Casa do Futuro
Apesar de ter a conservação da biodiversidade como principal objetivo, o projeto não se limita a esta questão. Além de abrigar o laboratório onde fica o Banco de Germoplasma, a Casa do Futuro têm a missão de educar a população quanto à preservação do meio ambiente. Dividido em três cômodos, o local usa a tecnologia e recursos sonoro-visuais para mostrar aos visitantes que ainda há tempo de parar com a destruição da natureza e, assim, salvar o planeta. Mais informações podem ser obtidas no site da Fundação Jardim Zoológico de Brasília: www.zoo.df.gov.br.

A Superintendência do Ibama-DF, que mantém parceria com o zoológico há anos, prestigiou o evento. Acompanhado de uma equipe técnica-administrativa, o Superintendente Luiz Eduardo L. C. Nunes participou da inauguração oficial da Casa do Futuro. Junto a ele, estiveram na primeira visita oficial: a Vice-Governadora do Distrito Federal, Ivelise Longhi, e a Secretária de Estado do Meio Ambiente, Eliana Bermudez.
Ascom Ibama/DF

+ Mais

Ibama resgata mais uma arara-azul-grande, espécie ameaçada, no Pará

Belém (23/07/2010) – O Ibama resgatou hoje uma arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) e uma arara-canindé (Ara ararauna) num sítio na zona rural de Barcarena, a cerca de 100 Km de Belém, no nordeste do Pará. As aves estavam em poder do caseiro da propriedade, que acionou o instituto e as entregou espontaneamente. De acordo com a legislação ambiental, quem faz a entrega voluntária de um animal silvestre, mesmo se mantido ilegalmente em cativeiro, não é multado. As araras foram destinadas pelo Ibama ao Zoológico Mangal das Garças, na capital do estado, onde formaram duplas com outras da mesma espécie que já viviam na instituição.

As duas araras, segundo o caseiro, chegaram voando à propriedade, há cerca de um mês. Como não se alimentavam sozinhas, decidiu capturá-las e entregar ao Ibama. Ao chegar ao local, os veterinários do órgão ambiental encontraram a arara-azul, espécie em perigo de extinção, junto com a canindé numa pequena gaiola. Apesar da falta de espaço, os animais estavam saudáveis. “Elas podem ter fugido do recinto onde eram criadas. É comum araras cortarem o arame de gaiolas e escaparem. Elas foram amansadas, e a Canindé vocaliza palavras. Dificilmente poderão voltar à natureza, porque foram humanizadas”, diz o veterinário Mauro Moraes, da Divisão de Fauna e Pesca do Ibama em Belém.

Fim da solidão
Coincidentemente, uma arara-azul resgatada pelo Ibama em Altamira, no sudeste do Pará, havia sido entregue ao Mangal das Garças em junho. Desde então, ela estava sozinha num recinto especial, dado a sua raridade. Uma arara-canindé, ave protegida mas não em perigo de extinção, também estava à espera de um par. “Araras são animais sociáveis. Ter reunido as duas já foi ótimo. Agora nossa expectativa é que essas duplas sejam também casais. No caso da arara-azul, isso será fantástico, porque é um animal muito ameaçado”, explica Moraes.

A confirmação do sexo das araras deverá levar, pelo menos, 20 dias. Como não há diferenças entre machos e fêmeas, será necessária a sexagem por meio de exames de DNA em laboratórios especializados no Rio ou em São Paulo.

Com até um metro de comprimento, a arara-azul-grande é a maior que existe. Ocorre apenas na Amazônia e em áreas do Pantanal. Por causa da sua beleza, se tornou alvo preferido do tráfico de animais silvestres. A espécie ainda sofre com a destruição do seu habitat, pois precisa de matas mais fechada para sobreviver. “Estima-se que existam apenas cerca de quatro mil exemplares na natureza”, revela a veterinária do Mangal das Garças, Áurea Linhares.
Nelson Feitosa
Ascom Ibama/PA


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.